quinta, 28 de março de 2024
04/02/2013 | 09:00

Valor da Taxa de Coleta de Lixo surpreende moradores

 

O carnê de cobrança da Taxa de Coleta de Lixo já está sendo distribuída em Itajaí e muitos moradores estão descontentes com o valor total. As informações são de que a cobrança é bastante alta, chegando próxima ao valor do IPTU. A reportagem entrou em contato com a empresa Ambiental, que estipulou a fórmula do valor da taxa. De acordo com o gerente regional, Marco Antônio, um dos índices de cálculo do valor do carnê é estipulado de acordo com a metragem do terreno. “Se a metragem do terreno estiver errada, o valor final também será diferente. A pessoa deverá se dirigir à prefeitura, corrigir as informações sobre o terreno e aí então o valor no carnê do lixo será alterado”, explica.

Além do tamanho do imóvel, a fórmula de cálculo também considera da frequência da coleta, perfazendo o valor a partir de R$ 6,62 ao mês,  algo em torno de R$ 0,55 (cinquenta e cinco centavos) por dia de coleta. O usuário do serviço de coleta de lixo ainda pode contar com um desconto de 10%, caso efetue o pagamento à vista, numa única vez. O vencimento da primeira parcela da taxa acontece no dia 08 de fevereiro. Para dirimir dúvidas dos usuários, a empresa abriu um escritório de atendimento na rua Alberto Werner, 159, próximo à Prefeitura de Itajaí.

Reclamações   

 As reclamações da maioria dos moradores que já pegaram o carnê do IPTU na prefeitura e receberam o carnê da Taxa de Lixo em sua residência é com a igualdade de valores e, em muitos casos, com a disparidade no valor da taxa de lixo.

Um morador indignado chegou a perguntar: “se o dinheiro arrecadado do IPTU a prefeitura usa para melhorar a cidade, realizar obras, pavimentar estradas, como pode permitir que uma empresa concessionária cobre o mesmo valor ou até mesmo mais para apenas recolher o lixo?”.

 “É uma vergonha”, disse outro morador que não quis se identificar, salientando que vai procurar a prefeitura para saber como autorizou um cálculo como este e dos vereadores que aprovaram a lei.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS