quinta, 18 de abril de 2024
Geral
31/01/2013 | 14:10

Portonave instala Ecoponto na Praia Central de Navegantes

 

Nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, a Portonave entregou mais um Ecoponto para o município de Navegantes. Este é o quarto coletor colocado na cidade para incentivar os moradores e visitantes a separarem corretamente os resíduos e a preservarem o meio ambiente. O Ecoponto está instalado na Praça da Praia Central e possui seis divisórias: papel e papelão, vidro, metal, plástico, pilhas e baterias e óleo de cozinha.

 
A Portonave desenvolve o projeto Ecoponto desde 2011. Há coletores na Praça da Prefeitura, na Praça do Gravatá, na Delegacia da Polícia Civil e este que foi entregue na Praça da Praia Central. A empresa colocou também um mini-Ecoponto na Escola Municipal Profª. Rosa Maria Xavier de Araújo. “O objetivo é fornecer meios para que a população possa realizar a segregação correta do lixo e, por consequência, garantir o tratamento e disposição final adequados aos resíduos sólidos”, comenta o engenheiro ambiental da Portonave, Gabriel Telles.
 
Todo o gerenciamento do Ecoponto é feito pelo Terminal, que contrata uma empresa especializada para dar a destinação correta dos resíduos. Em 2012, foram depositados 5.949 kg de recicláveis nos Ecopontos, um aumento de 90% em relação a 2011, quando foram recolhidos 3.132 kg .
Para o superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Paulo Mafra, a iniciativa da Portonave desperta a conscientização ambiental da população.
 
 
 
Coleta seletiva em Navegantes
O município de Navegantes possui aproximadamente 60 mil habitantes e não tem sistema de coleta seletiva de resíduos. Se considerarmos a média de produção de 1,1 quilograma de lixo diário por habitante, calculada pelo IBGE, a cidade produz cerca de 66 toneladas de lixo por dia.
 
 
As cores das lixeiras
Azul – Papel/papelão
Vermelho – Plástico
Verde – Vidro
Amarelo – Metal
Cinza – Resíduo não reciclável
Marrom – Resíduos orgânicos
Laranja – Resíduos perigosos (pilhas e baterias)
 

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS