sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/12/2012 | 09:49

Atleta de Itajaí derrota ex-número 6 do mundo na estreia do Grand Champions Rio

 

O tenista Marcos Daniel (Taroii Investimentos e Participações / Amores da Brava / Asics), do Itamirim Clube de Campo, de Itajaí, começou muito bem sua participação no Grand Champions Rio, competição que reúne nomes consagrados do tênis mundial. Único brasileiro na disputa, ele derrotou na noite de segunda-feira (17) o sul-africano Wayne Ferreira, ex-número 6 do mundo. Amanhã (19), o brasileiro encara o “mago” francês Fabrice Santoro, ganhador de Copa Davis. Se vencer, Marcos Daniel estará na grande decisão.

O torneio está sendo disputado no belíssimo Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o jogo entre Marcos Daniel e Wayne Ferreira marcou a inauguração da nova quadra deste que é um dos mais tradicionais e famosos hotéis do mundo. O sul-africano começou melhor a disputa, quebrando o serviço do tenista do Itamirim logo no primeiro game. Marcos Daniel não se abateu, devolveu a quebra em seguida e confirmou seu serviço na sequência, fazendo 2 a 1. O ex-número 6 do mundo voltou a igualar o placar, mas depois o brasileiro ditou o ritmo da partida e fechou o set em 6/3.

Aos 34 anos de idade, Marcos Daniel, que é coordenador técnico da equipe de alto rendimento do tênis do Itamirim, aproveitou a melhor forma física e também o cansaço do rival de 41 anos para dominar ainda mais o jogo no segundo set. Irritado, Ferreira chegou a atirar a raquete no chão após alguns erros. O tenista de Itajaí fechou a parcial em 6/1 e o jogo em 2 sets a 0, em pouco mais de 50 minutos.

“Consegui jogar muito bem e manter o ritmo que tive nos Jogos Abertos de Santa Catarina, onde conquistamos o título para Itajaí. A quadra do Copacabana Palace é dura e rápida e isso dificultou um pouco porque a última vez que disputei um torneio neste piso tinha sido o Austrália Open de 2010, contra o espanhol Rafael Nadal. Além disso, o Ferreira foi número 6 do mundo, tem o recorde de 56 Grand Slams jogados de forma ininterrupta, e foi um grande adversário ontem”, destaca Marcos Daniel, um dos maiores vencedores de torneios Challenger da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), com 14 títulos. Ele também defendeu o Brasil em Copa Davis e nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

O próximo desafio do atleta do Itamirim é contra o francês Fabrice Santoro. A partida será nesta quarta-feira (19), às 21h, e terá transmissão ao vivo pelo canal SporTV. “O Santoro é o melhor preparado de todos. Ele já foi campeão esse ano do ATP Champions Tour, continua treinando normalmente, então acho que será um desafio duro. Certamente, terei que jogar ainda melhor para vencer, mas estou confiante e acredito que faremos uma boa partida”, ressalta o brasileiro.

Se vencer, Marcos Daniel garante o primeiro lugar do grupo A e vai para a final do torneio contra o vencedor da chave B, que tem os suecos Mats Wilander, ex-número 1 do mundo, e Thomas Enqvist, ex-número 4, além do francês Henri Leconte, ex-número 5.

O Grand Champions Rio vai até quinta-feira (20) e é a última etapa do ano no ATP Champions Tour. A competição é restrita a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou jogadores que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados por disputa). Em 2012, já foram realizadas etapas em Delray Beach (EUA), Estocolmo (Suécia), Zurique (Suíça), São Paulo (Brasil), Medellín (Colômbia), Knokke-Heist (Bélgica), Chengdu (China), Santiago (Chile) e Londres (Inglaterra).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS