sexta, 19 de abril de 2024
Geral
18/12/2012 | 08:23

Museu Histórico apresenta nova pintura e fachada

 

O Museu Histórico de Itajaí, unidade cultural da Fundação Genésio Miranda Lins, entregará nesta terça feira, 18 de dezembro, às 10 horas da manhã a comunidade itajaiense a nova pintura da fachada.   As cores foram estudadas e propostas em reunião na Secretaria de Urbanismo do Município em junho. Esta obra, contou com o apoio do Conselho de Patrimônio de Itajaí e do Estado, além de correr paralelamente a um projeto global de restauro, ampliação e acessibilidade, previsto para os próximos três anos.  Seguindo os principais prédios históricos do município e estando em parceria com o projeto “Tudo de Cor Pra Você”, da EMPRESA CORAL, o Palácio Marcos Konder valoriza o cenário urbano, em harmonia ao conjunto arquitetônico composto pela Casa da Cultura Dide Brandão e Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no centro da cidade.  

Palco de importantes decisões políticas, este prédio foi inaugurado pelo então prefeito Marcos Konder em 1925, para abrigar os Três Poderes na recente instalação da República. Sua arquitetura, chamada de estilo “eclético”, isto é, mistura de vários elementos ornamentais advindos do estilo alemão europeu do final do século XIX, é representada por três torres (representando os três poderes) e corpo principal, célula administrativa de uma Era. 

O Palácio abriga o Museu Histórico de Itajaí desde 1983, se tornando um importante equipamento público de cultura patrimonial, material e imaterial, da cidade e região. Sua localização privilegiada no litoral catarinense e porta do Vale Europeu, conta com um acervo de 12 mil peças, divididas em seis coleções, conta ainda, com programas de educação patrimonial junto às redes de ensino público e privado, e exposições de curta e longa duração, que promete assegurar ao visitante uma viagem no tempo, possibilitando a promoção de novos olhares sobre a sociedade o qual pertence, valorizando a identidade local, transformando realidades.   


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS