sexta, 29 de março de 2024
Geral
04/12/2012 | 08:16

Executivo Municipal, Legislativo, Associação Empresarial e iniciativa privada marcarão audiência com Ministro dos Transportes

 

Executivo Municipal, Legislativo, Associação Empresarial e iniciativa privada marcarão audiência com Ministro dos Transportes.

            A classe política e empresarial de Itajaí e região deverá se mobilizar para a implantação da Ferrovia da Integração, mais conhecida como Ferrovia do Frango, respeitando o projeto inicial cujo traçado ligará Chapecó a Itajaí. A adesão e o engajamento do poder público e empresarial por esta causa foi o resultado da reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (03) entre representantes da ACII, entre eles a presidente Maria Izabel Pinheiro Sandri, o prefeito Jandir Bellini, e o representante do Legislativo, Osvaldo Gern.

            A principal pauta da reunião foi a luta pela permanência do traçado inicial da Ferrovia do Frango que prevê a ligação entre Chapecó e Itajaí, passando pelos municípios de Campos Novos, Curitibanos, Rio do Sul, Blumenau e cidades circunvizinhas desses municípios. “O resultado deste encontro foi muito bom, pois definimos algumas linhas de trabalho e estamos unidos e articulados para defender este projeto com seu traçado inicial”, disse Maria Izabel.

A primeira medida será a marcação de uma audiência com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para apresentar a argumentação de Itajaí e garantir a viabilização das obras desta importante Ferrovia .A ACII deu inicio a esta mobilização desde que, na primeira quinzena de novembro, em uma reunião em Brasília surgiu a hipótese da mudança de traçado da Ferrovia do Frango, desta vez, passando pelo Planalto Norte em direção ao porto de São Francisco do Sul.

            A ACII entende a importância da luta daquela região para seu desenvolvimento econômico, mas em hipótese alguma Itajaí deve abrir mão na luta pela Ferrovia do Frango. A Ferrovia será responsável pelo escoamento de toda uma produção agrícola, mas principalmente do frango, produtoexportado cerca de  100 mil toneladas mês pelo Porto de Itajaí.

Carta de Itajaí

A presidente da Associação Empresarial de Itajaí, colocou durante a reunião que já foi enviada, em setembro passado, aos presidentes das Frentes Parlamentares Nacional e Estadual das Ferrovias, respectivamente Pedro Uczai e Dirceu Dresch, a “Carta de Itajaí” com pontos acordados em Seminário sobre Ferrovias e Desenvolvimento ocorrido na ACII em 03 de setembro último. Entre estes pontos, o transporte de passageiros por via ferroviária e de transporte de equipamentos de alta tonelagem em razão da indústria petrolífera e naval que por aqui se instala decorrente das descobertas do Pré-Sal.

Participaram da reunião, além dos já citados, a vice-prefeita Dalva Rhenius, o Vice-Presidente da ACII, Eclésio da Silva, o Vice-Presidente de Segurança da ACII, Otílio Emílio “Lola” Dalçoquio, a Diretora Executiva Olga Zanella, e a 1ª Secretária da ACII, Jeane de Amorim Busana Bianchi. O Diretor Geral da BRF-Brasil Foods e Vice-Presidente para Assuntos do Porto e Comércio Exterior da ACII, Jair Bondicz, não pode participar da reunião, mas também está engajado nesta mobilização.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS