sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/11/2012 | 08:34

Univali promove campanha de prevenção ao câncer de pele

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza no sábado, dia 24 de novembro, a Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Pele. Pessoas com lesões suspeitas poderão fazer exames gratuitos na Unidade de Saúde Familiar Comunitária da Univali, no Bloco F7 do Campus Itajaí, das 9h às 15h.

A campanha é feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, e ocorrerá simultaneamente, nas principais cidades do país. Em Itajaí, dermatologistas e acadêmicos do curso de Medicina da Univali integram pela quinta vez a campanha nacional. No ano passado, das 126 pessoas atendidas, 21 apresentaram câncer de pele.

“O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura”, destaca o dermatologista André Rossetto. Segundo ele, trabalhadores que passam horas expostos ao sol, como pescadores, agricultores e profissionais da construção civil devem redobrar os cuidados. Pessoas com pele clara também são mais propensas à doença.

No Sul do Brasil o câncer de pele é mais comum. De acordo com o dermatologista Maurício Conti além da origem europeia da maioria da população, outro fator agravante é que a incidência dos raios ultravioletas é maior devido uma anomalia eletromagnética da atmosfera e a camada de ozônio mais fina entre a latitude 35 e 30, que compreende o norte de Santa Catarina e ao centro do Rio Grande do Sul.

O que é um caso suspeito?

Feridas que não cicatrizam, especialmente em áreas do corpo que ficam expostas ao sol, ou pintas com mudança de cor e tamanho, são sinais suspeitos de câncer de pele. As pessoas que apresentarem esses sintomas serão atendidas gratuitamente neste sábado, na Univali.

Em Santa Catarina, a campanha também ocorrerá em Florianópolis, Brusque, Joinville, Blumenau e Chapecó. Os locais podem ser consultados no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ou pelo telefone, 0800-701-3187. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS