quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/11/2012 | 08:14

14º Cidade Revelada inicia semana que vem no Teatro Municipal de Itajaí

 

Entre os dias 27 e 30 de novembro, a Fundação Genésio Miranda Lins (FGML) promove o 14ª edição do Cidade Revelada, Encontro sobre Patrimônio Histórico, Arquitetura, Turismo e Cultura no Teatro Municipal de Itajaí. Com a temática “Preservando o Futuro da Cidade”, o evento oferece inúmeras oficinas, palestras, conferências, mesas redondas e debates, ministrados gratuitamente por convidados locais, nacionais e internacionais. A programação é completamente gratuita. Interessados devem se inscrever pelo site da FGML (www.fgml.itajai.sc.gov.br).

Com o objetivo de propor uma reflexão sobre a importância de preservar o patrimônio da cidade, o 14º Encontro tem como curador um dos arquitetos mais importantes do estado, Dalmo Vieira Filho, que é Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Santa Catarina. “Neste ano o evento conta com significativas mudanças, iremos oferecer uma ampla programação afim de dar subsídios para refletirmos sobre cidade que queremos para os nossos filhos e netos”, pontua o Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antonio Carlos Floriano.

Programação intensa

O Cidade Revelada contará com conferências ministradas por profissionais consagrados, como o antropólogo Roberto DaMatta, que falará sobre as revelações das cidades. A arquiteta Lin Christina Skaufel, que vem da Dinamarca, irá mostrar as experiências de diversas cidades no mundo sobre mobilidade e qualidade de vida urbana. Já a experiência de Bogotá (Colômbia), trazida pela Diretora de Cultura e Cidadania da cidade, Martha Lucía Bustos Gomez, será sobre um exemplo de como a cultura, o esporte e o lazer pode ser utilizado como ferramenta para a diminuição da violência e de crimes.

A programação também estará voltada para a própria cidade de Itajaí. Diversos palestrantes irão expor e debater projetos que estão sendo implantados na cidade, como a construção da Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, os Parques Lineares do Itajaí Mirim, o Distrito de Inovação de Itajaí, a ampliação do Museu Histórico, a Itajaí Stop Over e o restauro da Casa da Cultura Dide Brandão.
Inscrições

Além das conferências e mesas redondas, haverá oficinas e também as comunicações científicas. Os interessados em fazer as oficinas e inscrever suas comunicações, poderão fazê-lo através do site da Fundação Genésio Miranda Lins (www.fgml.itajai.sc.gov.br).

Confira a programação:

Dia 27 de Novembro – (terça-feira)
- 08h às 08h45 – Credenciamento
- 09h às 09h30 – Abertura do Evento - Prefeito Municipal de Itajaí Jandir Bellini
- 09h30 às 10h30– Conferência: Preservando o Futuro da Cidade - Dalmo Vieira Filho/SC
- 10h30 às 12h30 – Mesa: Itajaí, Histórias e Destinos - Edison d`Ávila/SC: A Cidade e o Rio; Marcelo Fett/SC: Distrito de Inovação de Itajaí e Amílcar Gazaniga/SC: Itajaí Stopover – Volvo Ocean Race.
- 17h às 19h30 – Mesa: Do Rio Vem Nossa Grandeza - Joaquim de Oliveira Neto/SC : Parque Linear Itajaí-Mirim; Cláudio Copello/SC: Navegando pela cidadania e Antônio Ayres dos Santos Jr./SC: Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí.
- 19h30 às 20h45 – Conferência: Mobilidade e Qualidade de Vida Urbana - Lin Christina Skaufel/Dinamarca

Dia 28 de Novembro – (quarta-feira)
09h às 12h – Oficinas
10h às 12h – Comunicações
14h às 16h – Mesa: Eventos na Cidade
Ely Diniz da Silva Filho/SC: Festival de Dança de Joinville.
Rosalba Lopes/MG: Instituto Inhotim de Arte Contemporânea e Jardim Botânico.
RosAne Martins Fernandes e Silvana Pitz /SC: Casa de Cultura Dide Brandão.
Agê Pinheiro/SC: Ampliação do Museu Histórico de Itajaí.
16h30 às 18h30 – Mesa: Arte na Cidade
José Augusto Amaro Capela – Zezão/SP: Grafite na Cidade.
Monica Picavêa/SP: Brasilândia.
19h30 às 20h30 – Conferência: As Revelações das Cidades
Roberto DaMatta/RJ

Dia 29 de Novembro – (quinta-feira)
- 09h às 12h – Oficinas - Arte Urbana e Grafite – Zezão/SP; Desenho Urbano – Marcelo Cabral/SC; Fotografia Urbana – Tarcísio Mattos/SC e Paisagem Urbana – Cyro Corrêa Lyra/RJ
- 10h às 12h - Comunicações
- 14h às 16h – Mesa: Instrumental – Patrimônio Histórico - George da Guia/RJ: Conceitos e Tecnologias dos Inventários Nacionais do IPHAN e Silvio Mendes Zancheti/PE: Patrimônio e Cidades no Brasil.
- 16h30 às 18h – Conferência: A Qualificação das Cidades Brasileiras - Leodegar da Cunha Tiscoski/DF
19h30 Conferência: Cultura e Desenvolvimento Urbano em Bogotá - Martha Lucía Bustos Gomez /Colômbia

Dia 30 de Novembro – (sexta-feira)
- 09h às 12h – Oficinas - Arte Urbana e Grafite – Zezão/SP; Desenho Urbano – Marcelo Cabral/SC; Fotografia Urbana – Tarcísio Mattos/SC e Paisagem Urbana – Cyro Corrêa Lyra/RJ.
- 14h às 17h – Apresentação dos Resultados das Oficinas
________________


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS