quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/10/2012 | 15:59

1º Simulado de Evacuação de Itajaí reúne mais de 120 pessoas no Limoeiro

 

A Defesa Civil de Itajaí realizou, com sucesso, o simulado envolvendo os moradores do bairro Limoeiro. Mais de 120 pessoas participaram da ação que ensinou a população a agir em momentos de crise durante possíveis ocorrências de deslizamentos e outros desastres naturais.

Após o toque de três buzinas de ar, que soaram em pontos estratégicos do bairro, os moradores começaram a sair de suas casas, em direção ao Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, escolhido para ser o abrigo do bairro. No local, os moradores foram recebidos por equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e cadastrados. Os participantes do simulado ainda puderam conferir em frente à encosta da igreja um simulado de resgate de soterramento realizado pelo Corpo de Bombeiros com o auxílio de um cão farejador. Finalizando essa atividade houve uma confraternização com a comunidade.

“Este foi o terceiro simulado realizado no bairro. Os dois primeiros envolveram a comunidade escolar do CEI Antônio Merlo e da EEB Carlos Fantini, e o último foi com os moradores que evacuaram suas casas. Nossa meta é estender este exercício para outros bairros da cidade, sendo que o Nossa Senhora das Graças será o próximo” conta o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

O projeto iniciou com uma capacitação da comunidade com duração de cinco semanas, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Em paralelo, a Defesa Civil realizou o mapeamento de toda a encosta do bairro Limoeiro, identificando as áreas mais vulneráveis. Agentes comunitárias de saúde também auxiliam no processo, mobilizando os moradores da região.

Para que o Simulado de Evacuação pudesse ser realizado, contou a integração de diversos órgãos de segurança de Itajaí e de Brusque. São eles: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadora Regional de Defesa Civil, Coordenadora de Trânsito, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, além de um vasto corpo de voluntários que auxiliaram no ordenamento da atividade, dentre eles os Radioamadores de Brusque em conjunto a RENER (Rede Nacional de Emergência de Radioamadores).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS