sexta, 29 de março de 2024
Geral
26/10/2012 | 08:33

Inscrições reabertas para os cursos do IFSC

Foram reabertas na quinta-feira (25) as inscrições para os cursos técnicos e de graduação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). As inscrições estavam suspensas desde o dia 15 de outubro para adequação do sistema, a fim de atender à nova Lei de Cotas. O prazo final continua sendo 11 de novembro.

A principal mudança ocorreu em relação aos cursos técnicos, que agora também terão reserva de vagas. De acordo com a nova lei, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Para os cursos de graduação, a reserva de vagas antiga não será mais válida. A nova regra segue os mesmos critérios para os cursos técnicos: 50% das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Dessas, 50% serão reservadas para candidatos que comprovarem ter renda familiar inferior a um salário mínimo e meio per capita. Haverá ainda reserva de 16% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, baseada na proporção dessas populações no Estado de Santa Catarina.

Os candidatos que já se inscreveram nos cursos de graduação e fizeram a opção de reserva de vaga, deverão refazê-la de acordo com as novas regras. Os inscritos que não fizerem a adequação serão considerados inscritos na ampla concorrência.

De acordo com o chefe do Departamento de Ingresso do IFSC, Albertinho Della Giustina, os candidatos que já se inscreveram não serão prejudicados. “Quem já realizou a inscrição deve acessar o sistema e fazer as adequações necessárias. Todos os inscritos que autorizaram o envio de e-mail pelo Departamento de Ingresso receberão instruções de como fazer isso”, explica.

Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. As informações completas estão nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Devolução da taxa de inscrição

Os candidatos já inscritos que desejarem cancelar sua inscrição em virtude das novas regras poderão requerer a devolução da taxa de inscrição até o dia 9 de novembro. A solicitação pode ser feita pelo e-mail ingresso@ifsc.edu.br ou no campus mais próximo.

Estude no IFSC

Ao todo, são 2.967 vagas em 75 cursos gratuitos distribuídos em 18 campi pelo estado. As oportunidades são para as cidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.ingresso.ifsc.edu.br. Os campi do IFSC também disponibilizam computadores para quem desejar fazer a inscrição no local. A taxa é de R$ 30 para cursos técnicos e de R$ 40 para cursos de graduação. Para os cursos Proeja/Técnicos e o técnico em Materiais Bilíngue a inscrição é gratuita.
 
O exame de classificação para cursos técnicos será em 25 de novembro. Já a prova de vestibular para os cursos de graduação será realizada em 9 de dezembro. No caso dos cursos Proeja/Técnicos a seleção é por sorteio.
 
A divulgação dos aprovados sai em 20 de dezembro. Quem for aprovado, ingressará nos cursos do IFSC no primeiro semestre de 2013.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS