sábado, 20 de abril de 2024
Geral
23/10/2012 | 08:44

Chuva de granizo danifica telhados e deixa parte do Centro sem energia

 

Por volta das 17h30 de ontem (22), uma chuva de granizo, afetou diversos bairros de Itajaí. Durante cerca de quinze minutos, pedras de gelo de aproximadamente dois centímetros caíram na cidade, causando alguns estragos. A Defesa Civil registrou três ocorrências de telhados danificados nas ruas Nova Trento (São Vicente), Conceição (São João) e Pedro Reis (Portal II). “Nossos agentes já estão nestas residências, fornecendo lonas para cobrir os telhados” fala o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

 

Parte do Centro da cidade ficou no escuro devido uma descarga elétrica causada por um raio nos fios de alta tensão. A Celesc já está no local providenciando o conserto. No Rio do Meio, a chuva fez com que o barro de uma extração avançasse para a Rua Benjamin Dagnoni, que ficou em meia pista. A Codetran está no local sinalizando e a Secretaria de Obras irá remover o barro do local.

 

Granizo é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Ele se forma em grandes nuvens de tempestade, particularmente naquelas com correntes ascendentes e intensas, com alto conteúdo de água líquida, grande extensão vertical, gotas de água de grande porte e onde uma boa parte da camada de nuvem tenha temperatura abaixo de 0°C. Estes tipos de fortes correntes de ar ascendente podem também indicar a presença de um tornado. A taxa de crescimento é maximizada onde o ar está próximo de uma temperatura de -13°C.

 

Para esta segunda e madrugada de terça-feira persiste o risco de temporal em Santa Catarina devido a uma frente fria, em formação no decorrer do dia no Rio Grande do Sul, com rápido deslocamento para Santa Catarina. Na madrugada desta terça-feira (23) a área preferencial para a ocorrência de temporais é o Oeste e o Meio Oeste, áreas de divisa com o Paraná, o Alto Vale do Itajaí e o Planalto Norte.

 

A boa noticia é que no decorrer da terça-feira, o sol volta a aparecer entre nuvens na maioria das regiões devido ao avanço de uma massa de ar seco pelo Sul do Brasil.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS