sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/10/2012 | 15:55

CEJA oferece ressocialização para detentos em Complexo Penitenciário de Itajaí

A 17ª GERED – Gerência Regional de Educação de Itajaí, através do CEJA de Balneário Camboriú - Centro de Educação de Jovens e Adultos, está disponibilizando aulas de ressocialização para os detentos do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. O projeto teve início no dia 1° de outubro e conta atualmente com duas professoras experientes e preparadas concedidas pelo CEJA.

 
As aulas, ou práticas de ressocialização acontecem todos os dias na unidade, oferecendo três salas de aula dentro do Complexo, contando com a participação de 42 detentos. São oferecidas aulas de nivelamento do ensino básico para os reeducandos que não frequentaram a escola ou que não possuem seus documentos e comprovantes escolares em dia. Para o primeiro semestre do próximo ano, a intenção é implantar o ensino Fundamental e Médio.
 
De acordo com a gerente Regional da 17ª GERED, Clenira Schmitz Pivato, o projeto é pioneiro na região e de suma importância, pois além de adquirir e resgatar a escolaridade também prepara os indivíduos para a reinserção social, ”Hoje é uma obrigação do governo do Estado e da própria sociedade incentivar esse tipo de ação, assim tendo certeza de uma cidadania com excelência. Existe ainda o interesse em também oferecer o Ensino Superior futuramente”, destacou Clenira.
 
As aulas também ajudam na remissão de pena dos detentos, sendo uma grande colaboração para que eles possam voltar a conviver em sociedade. Segundo Anaí de Fátima Baldi, Diretora do CEJA de Balneário Camboriú, é muito importante esse momento de reintegração para os detentos, fazendo com que cada um possa resgatar o que há muito havia perdido: a auto-estima e a esperança de um recomeço, além de capacitá-los para trabalho, pois saber ler e escrever são condições básicas para serem inseridos no mercado, “Nosso papel como educadores é impedir a exclusão, fazendo com que todos tenham oportunidades, e acima de tudo dando reais condições para que estas pessoas conquistem seu espaço no meio social e ao mesmo tempo demonstrando liberdade de expressão”, enfatizou a diretora do CEJA.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS