sexta, 19 de abril de 2024
Geral
17/10/2012 | 15:51

Univali realiza Semana da Saúde Bucal, em Itajaí

 

O curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Secretaria de Saúde de Itajaí realizam entre os dias 22 e 26 de outubro, a Semana da Saúde Bucal. Estão programadas atividades e ações educativas nas unidades de saúde do munícipio, na universidade e no Hospital Pequeno Anjo.

Visando a conscientização da população sobre o câncer bucal, profissionais da odontologia e acadêmicos farão no dia 23, uma campanha para o diagnóstico precoce do câncer de boca e orientação sobre seus fatores de risco, na Rua Hercílio Luz, no Centro de Itajaí. No dia 25, no mesmo local, o foco será no atendimento odontológico às crianças.

Prevenção do câncer de boca

Conforme o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de boca é o quinto tipo de câncer mais comum em homens e o sétimo em mulheres. Ele se manifestasob a forma de feridas indolores que não cicatrizam na boca ou no lábio, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca, caroços, inchaços e sangramentos sem causa conhecida.

De acordo com Francisco Aranha, mestre em Fisiopatologia Experimental e coordenador da campanha, o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. “Mesmo quem parou de fumar a cinco ou dez anos tem maior risco de desenvolver a doença porque o estímulo permanece na memória da célula”, ressalta o professor.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS