quinta, 18 de abril de 2024
Geral
17/10/2012 | 10:28

Professor da Univali vence Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música

 

Itajaí –A tese "Os Músicos Transeuntes: de palavras e coisas em torno de uns batutas", de autoria do professor do curso de Música da Univali, Luís Fernando Hering Coelho, ficou entre os dez trabalhos premiados na edição deste ano do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música. O resultado final foi publicado ontem, dia 16, no Diário Oficial da União.

O prêmio contou com participação de músicos e pesquisadores de todo o país. Os contemplados receberão prêmios no valor de R$ 20 mil e terão seus trabalhos publicados em forma de livro. O objetivo é promover a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música.

A tese do professor Luís Fernando Coelho faz a reconstrução de duas viagens do grupo musical carioca “Os Oito Batutas”, pela Argentina e pelo Sul do Brasil, nos anos 20. O grupo tinha como integrantes nomes como Pixinguinha e Donga, que mais tarde tornaram-se referências da música popular brasileira.

Para escrever a tese, Coelho refez todo o roteiro dos músicos e permaneceu na Argentina por um ano, investigando documentos originais e jornais da época. “Analisei o papel social da música e procurei entender como se construía a identidade cultural naquele período e como era a relação Brasil e Argentina”, salienta o pesquisador. A tese foi apresentada na conclusão do doutoramento em Antropologia Social, na Universidade Federal de Santa Catarina.

O Prêmio Funarte contempla dez trabalhos de pesquisa inéditos, sendo monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas, que tratam dos aspectos relativos à música, nos gêneros erudito e popular.

A lista completa de vencedores está no site www.funarte.gov.br/


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS