quinta, 28 de março de 2024
Geral
15/10/2012 | 09:17

Projeto Conexão Arte Escola encerra com exposição composta por mais de 100 obras

 

Lançado em março deste ano pela Casa da Cultura Dide Brandão, o Projeto Conexão Arte Escola encerra com uma mostra composta por mais de 100 obras produzias por alunos. Durante a 1ª  Mostra de Produção Artística serão expostas releituras feitas a partir das monitorias do projeto, que atendeu ao todo, mais de 3.000 estudantes de 95 escolas particulares, estaduais, municipais e especiais, além de 52 centros de educação infantil, da região.
 
Participam da mostra 30 escolas de Itajaí com dois a cinco trabalhos cada. “As releituras vão muito além de tinta sobre papel”, adianta uma das monitoras, Kátia Teixera de Souza. Os alunos abusaram da criatividade e irão levar para o Átrio da Prefeitura Municipal, robôs, almofadas, bolsas, telas, barcos reciclados, filmagens, fotos, colagens e muitos mais. Tudo criado a partir das visitas nas exposições da Casa da Cultura e Fundação Cultural de Itajaí.
 
“E era este mesmo o nosso objetivo, o de ofertar aos alunos conhecimentos sobre materiais, estilos, técnicas que compõem o pensar e fazer artístico, integrando arte e educação”, comenta Ane Fernandes, Diretora da Casa da Cultura. O Projeto Conexão Arte Escola foi executado entre março a setembro deste ano. E a previsão é que as monitorias continuem nos anos seguintes. “Os artistas se mostraram muito satisfeitos com a iniciativa, já que irá contribuir para desmistificar o universo da arte, aproximando o processo artístico ao cotidiano dos participantes”.
 
A principal motivação para criação do projeto foi estimular a pesquisa a cerca dos processos artísticos. Algumas exposições culturais se dá de forma isolada, junto às famílias ou amigos. Por isso resolveu-se estimular experiências durante as visitações, em releituras. “Quanto mais a gente oferece possibilidades para que as pessoas entrem em contato com a arte, mais elas terão condições de enriquecer o cotidiano com essas experiências”, conclui.
 
A 1ª Mostra de Produção Artística abre nesta terça-feira (16), no Átrio do Paço da Prefeitura de Itajaí, às 18h30. A visitação poderá ser feita das 8h à 12h e das 14h às 18h, de 2ª a 6ª, até o dia 30 de novembro.
 
O que é Releitura?
Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra. Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS