sexta, 29 de março de 2024
Geral
18/09/2012 | 12:39

Porto de Itajaí e Univali renovam parceria para ações de monitoramento ambiental

 

A Autoridade Portuária de Itajaí e Universidade do Vale do Itajaí (Univali) renovaram contrato de cooperação técnico-científico para programa de assessoria e monitoramentos ambientais na área de influência do Porto de Itajaí. O documento foi assinado pelo reitor da Univali, professor Mário Cesar dos Santos, e pelo superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior. O procedimento atende as recomendações da Política Nacional de Meio Ambiente, Lei 6.938/81, Resolução CONAMA 01/86 e Lei 8.630/93.

 Os serviços serão executados de acordo com projeto básico elaborado pela Gerência de Meio Ambiente do Porto, em atendimento aos programas ambientais desenvolvidos e as exigências previstas nas licenças ambientais de operação, dragagem de manutenção e aprofundamento dos canais de navegação.

 As ações previstas englobam os monitoramentos da qualidade da água, variáveis hidrográficas, qualidade do ar e ruído, estações de tratamento dos efluentes do Porto de Itajaí e sistema integrado de informações ambientais. O contrato prevê ainda monitoramentos da qualidade de sedimentos, dragagens, biota aquática, dispersão da pluma de sedimentos, níveis de ruído subaquático, entre outras ações relacionadas a gestão ambiental.

         “São ações como essas que garantem a qualidade e excelência de nossos programas de gestão ambiental, que são reconhecidos nacionalmente, a exemplo da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), que apontou Itajaí como o porto brasileiro que apresentou melhor desempenho entre os cerca de 30 portos públicos pesquisados, e garantem ao Porto de Itajaí prêmios relacionados a programas de preservação ambiental”, explica Antonio Ayres. O superintendente acrescenta que a Univali, que já é parceira do Porto neste projeto desde 2005, muito contribui para a projeção que Itajaí tem alcançado nesse segmento.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS