sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/09/2012 | 16:39

Museu Etno de Itajaí abre as portas para visitas noturnas

 

Museu Etno de Itajaí abre as portas para visitas noturnas
Projeto “Uma noite no Museu” atende estudantes nesta quarta-feira, às 19 horas

O Museu Etno Arqueológico de Itajaí recebe nesta quarta-feira (05) estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) para uma visita noturna guiada. A ação faz parte do Projeto “Uma noite no Museu”, desenvolvido pelo próprio Museu Etno, por meio do Programa de Educação Patrimonial da Fundação Genésio Miranda Lins.

Durante a visita, que tem início previsto para às 19 horas, os estudantes dos seguimentos da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio do período noturno recebem atendimento realizado pelos educadores do museu, com apresentação de slides com imagens e informações sobre a cidade e a unidade museológica.

Além disso, os estudantes visitam o espaço de exposições e o Laboratório de Arqueologia do Museu, onde recebem informações sobre o tema e realizam atividades práticas de higienização dos objetos arqueológicos.

O Projeto “Uma noite no Museu” é desenvolvido desde 2009,e desde então, atende alunos de Itajaí e de diversos municípios vizinhos, que estudam à noite. As unidades educacionais interessadas em participar do projeto é só entrar em contato com o Museu Etno pelo telefone (47) 3346-5715 e agendar a visita.

O Museu está localizado à Avenida Itaipava, 3901 - Bairro Itaipava. Os horário normal para visitação é de terça a sexta feira, das 9 às 17 horas e aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas.

O Museu Etno
O Museu Etno Arqueológico de Itajaí, inaugurado em 2010, dedica-se às temáticas de arqueologia sambaquiana e etnografia da área rural do município, evidenciando as manifestações culturais da comunidade local. O prédio abrigava a antiga Estação Ferroviária Engenheiro Vereza, que funcionou até 1971, quando foi desativada a Estrada de Ferro Santa Catarina. Com ampla praça de recreação e eventos culturais, o museu ainda dispõe de moderno laboratório de arqueologia e espaços educativos para atender seus visitantes.

A Fundação Genésio Miranda Lins
A Fundação Genésio Miranda Lins é a primeira instituição pública de Itajaí voltada aos fins culturais. Em mais de 35 anos, promove, apoia, incentiva e patrocina ações nos campos da educação, cultura e áreas correlatas, capacitando seu corpo técnico e ampliando seus acervos.

É a mantedora do Museu Histórico de Itajaí, do Centro de Documentação e Memória Histórica e do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí. Atravéa destas inidades culturais, a história de Itajaí e região é apresentada em seus mais variados aspectos, seja pelas exposições temáticas dos museus, das manifestações culturais locais ou das fontes documentais pesquisadas.

JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS