quinta, 18 de abril de 2024
Geral
30/08/2012 | 08:43

Deputado Volnei Morastoni participa da abertura de evento sobre Doenças Não Transmissíveis em Balneário Camboriú

 

O deputado Volnei Morastoni (PT), Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, participou, ontem à noite, da abertura do II Seminário Estadual de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. De 29 a 31 de agosto, as doenças não transmissíveis – como: diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias, sedentarismo e obesidade – estarão em debate.

 

Na palestra, o deputado Volnei Morastoni comentou sobre a importância da participação do Brasil na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, em setembro de 2011. Para Morastoni, que participou da comitiva brasileira no evento da ONU, o Brasil foi o único país que apresentou um plano completo para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis.

 

Outro destaque foi referente às eleições deste ano. Para Morastoni, este é um ano eleitoral, o que implica em cobrar dos candidatos propostas sobre a cidade que permita que seus moradores tenham uma vida mais saudável. “Como enfrentar o sedentarismo?”, questionou. O cuidado com as calçadas, com as praças e os programas sociais voltados para as atividades físicas devem estar articulados com o planejamento das cidades.

 

Volnei Morastoni lembrou também que quando iniciou sua atividade como médico pediatra, o grande desafio era o de enfrentar a desnutrição. “Hoje, o problema é a obesidade”. Ainda acentuou que existe um percentual elevado de crianças obesas, até mesmo nos lares que recebem o Bolsa Família.

 

Outra bandeira histórica do deputado é o combate ao tabagismo. “Hoje (29) é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, problema que já tem reduzido bastante, mas precisamos visualizar uma cultura alternativa para os agricultores fumageiros”. Morastoni também fez referência a sua participação no I Seminário da Regional Sul de Práticas Integrativas e Complementares, que aconteceu no início deste mês em Porto Alegre, onde foi discutido o beneficio da promoção e prevenção da saúde.

 

O evento neste primeiro dia encerrou com a conferência “Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil”, proferida por Micheline Gomes Campos da Luz (CGDANT/SVS/MS). 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS