sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/08/2012 | 14:54

PE. ALVINO BEBER (sdb), que sua alma descanse em paz

 

A criança Alvino Beber nasceu no dia 03 de agosto de 1923 na cidade do ‘Rio do Sul’ Estado de Santa Catarina no Brasil, filho de Estêvão Beber e de Justina Prade. Desde criança conheceu os salesianos e frequentou a casa salesiana de Ascurra por dois anos. Fez o aspirantado em Lavrinhas, no estado de S. Paulo Brasil e o noviciado em Pindamonhangaba. Professou como religioso salesiano no dia 31 de janeiro de 1945. Fez os estudos filosóficos em Lorena e o estágio prático em Lavrinhas. Completou sua formação sacerdotal no estudantado teológico do Pio XI na cidade de S. Paulo (Brasil).

 

Desde os primeiros anos de vida salesiana manifestou suas qualidades manuais e seu sentido prático o que levou os superiores a lhe entregar como jovem sacerdote a tarefa de administrador de várias comunidades além de ser bom professor de matemática. Profundamente autodidacta tinha conhecimento de física, de eletricidade, de construção civil e agricultura… Passou pelas casas salesianas de Ascurra, Itajaí e Rio do Sul.

 

Quando do início do ‘Projeto África’, que a Congregação salesiana lançara em 1978, ofereceu-se como missionário: tinha 58 anos. Foi o primeiro salesiano da América Latina a pisar terras Angolanas chegando a Luanda no dia 01 de setembro de 1981.

 

Iniciou a obra salesiana em Dondo, a primeira presença dos Salesianos em Angola, a Casa «Mãe». Como Paróquia não tinha estruturas físicas nem para as irmãs do SS. Salvador, nem para a presença dos salesianos. Pe. Alvino dirigiu os trabalhos e ergueu seja a residência das Irmãs como dos Salesianos.

 

Em Dondo Pe. Alvino viveu por vários anos passando momentos alegres e momentos de extremas dificuldades, de modo especial durante os confrontos de guerra a partir do ano de 1992. Ele prestou uma enorme ajuda humanitária às pessoas que passavam necessidades desde a fome à falta de medicamentos. Houve época em que abrigou na casa salesiana cerca de 400 pessoas, salvando muita gente, de diferentes opções partidárias, da morte certa.

 

Devido as suas qualidades de construtor os superiores lhe confiaram a reestruturação da Sede Provincial no Bairro de Valódia a seguir a construção da Casa de Viana nos Munlevos juntamente com o irmão Máximo.

 

Nos últimos anos, devido à sua idade e perspicácia, foi indicado como Confessor para as comunidades de formandos, continuando a residir em Viana.

A saúde, porém dava sinais de fraqueza. Em julho foi internado no hospital da Divina Providência e depois na Clínica Sagrada Esperança, mas a situação não dava evidentes sinais de melhoramentos.

 

Os familiares e os Salesianos do Sul do Brasil acompanharam com atenção e orações este período de permanência no hospital.

 

Na madrugada do dia 27 de agosto de 2012, 2h falecia e entregava sua alma ao Senhor.

 

Atualmente está a acontecer o velório na Casa Salesiana dos Munlevos em Angola.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS