sexta, 19 de abril de 2024
Geral
22/08/2012 | 17:00

Rodeio de Eletricistas da Celesc mobiliza Itajaí nessa sexta-feira (24)

 

A Agência Regional Celesc de Itajaí está preparada para receber a 8ª edição do Rodeio de Eletricistas, nesta sexta-feira (24/8). Uma arena foi montada no local, onde com a presença do presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, e do gerente regional Omar Bernardino Rebello, serão realizadas as provas que vão garantir à melhor dupla de eletricistas a premiação como campeões do comportamento correto e seguro nos procedimentos de trabalho. Estão inscritas seis equipes, sendo três da Celesc e três de empreiteiras.

O cenário é muito semelhante ao de um rodeio tradicional: a arena, as equipes, a torcida e a fé, demonstrada pela cerimônia em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Mas em vez de premiar o peão mais audaz, o prêmio exalta a competência e a dedicação do profissional que cumpre bem o seu trabalho como eletricista. No lugar do touro, equipamentos que simulam uma rede de energia elétrica.

Na prática, o Rodeio de Eletricistas simula um cenário ideal do desligamento programado, contemplando o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a execução da Análise Preliminar de Riscos (APR), a sinalização correta da área de trabalho, a execução dos processos de desenergização e energização e os cuidados com os equipamentos e ferramentas. Durante os rodeios, também é simulada a operação de resgate em altura com uma dupla de eletricistas mostrando ao público o passo a passo desse procedimento.

A iniciativa inédita de organizar um calendário de rodeios na Celesc é da Diretoria de Distribuição, que quer ampliar a mobilização interna pela segurança: "Pretendemos perpetuar essa prática na Empresa", enfatiza o diretor Cleverson Siewert. O presidente da Celesc, Antonio Gavazzoni, destaca que o Rodeio, “além de promover a integração e a valorização dos empregados próprios e dos terceirizados, dá visibilidade ao importante trabalho desses profissionais".

Em julho passado, por meio de seletiva organizada com a participação de 28 eletricistas de todas as partes de sua área de concessão, a Celesc selecionou 12 profissionais, que participarão em outubro do IV Rodeio Nacional, no Rio de Janeiro. Desde início de agosto, a equipe de competidores e juízes tem treinado na arena montada na Agência Florianópolis, na capital.

Os Rodeios de 2012 começaram em março, na Agência Regional de Florianópolis e já aconteceram em Joinville, São Miguel do Oeste, Rio do Sul, Lages e Jaraguá do Sul. Após Itajaí será a vez de Chapecó, no dia 31 de agosto.

 

O que: Rodeio de Eletricistas da Celesc/Itajaí

Quando: dia 24/8, sexta-feira, a partir das 8h

Onde: na Rua Blumenau, 1414, bairro São João.

Entrada franca.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS