quinta, 28 de março de 2024
07/08/2012 | 16:25

Infectologista da UFPR fala para especialistas de Florianópolis sobre novidades no combate à Aids

Nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, a professora da Universidade Federal do Paraná e infectologista, Dra. Mônica Gomes Silva, falará a especialistas de Florianópolis sobre os desafios atuais para o enfrentamento do vírus HIV, causador da Aids. Quase 31 anos após ter se tornado conhecida e ter representado um marco na história da medicina, uma realidade bem recente preocupa médicos e pacientes e estabelece um novo perfil para o enfrentamento da doença: as comorbidades, cada vez mais presentes entre os soropositivos.


Doenças do coração, hepatites e cânceres têm se tornando eventos comuns aos portadores do HIV e exigido um cuidado maior no tratamento da Aids. No encontro, entre outros assuntos, Dra. Mônica apresentará, com uma abordagem prática, como essas comorbidades representam um complicador no tratamento dos pacientes. Algumas delas, inclusive, têm tido fatal contribuição entre as taxas de mortalidade atuais.

O desenvolvimento das comorbidades não é apenas uma consequência do mecanismo direto do vírus HIV no organismo ou de questões como idade, histórico familiar e predisposição para o risco. O surgimento de algumas complicações também é efeito colateral de determinadas medicações, sendo que o impacto varia conforme as classes terapêuticas.

Novos complicadores para o combate ao HIV:

Doenças do coração
Hepatite B e C
Câncer
Diabetes
Alterações renais
Depressão
Osteoporose

No Brasil:
630 mil pessoas convivem com o HIV
34 mil novos casos registrados por ano
cerca de 12 mil mortes por ano
250 mil pacientes recebendo medicamentos através do Sistema Único de Saúde
Fonte: Boletim Epidemiológico sobre DST/Aids e Hepatites do Ministério da Saúde, divulgado em Novembro/2011 com dados de 2010

# # #

Sobre MSD
A MSD é líder mundial em cuidados com a saúde e trabalha para ajudar as pessoas de todo o mundo a ficar bem. Por meio de nossos medicamentos, vacinas, terapias biológicas, produtos de consumo e de saúde animal, trabalhamos em parceria com nossos clientes em mais de 140 países para oferecer soluções inovadoras na área da saúde. Também faz parte do nosso compromisso buscar alternativas para aumentar o acesso da população a nossos medicamentos e fazemos isso por meio de programas e parcerias em todo o mundo.

Sobre MSD no Brasil
Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com cerca de 2.300 funcionários no país, que respondem por todas as divisões globais da companhia: Saúde Humana, Saúde Animal, Produtos de Consumo e Pesquisa Clínica. Sua sede fica em São Paulo, e conta atualmente com seis unidades fabris, nas cidades de São Paulo, Barueri, Sousas, Cruzeiro, Cotia e Fortaleza. Para mais informações, acesse
www.msdonline.com.br. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS