quinta, 18 de abril de 2024
Cultura
01/08/2012 | 16:26

Nossa Senhora dos Navegantes será tema de documentário

 

Desta vez é o documentário Estrela do Mar que inicia produção de um media metragem resgatando a importância da Santa Padroeira para os navegantinos.

Em 2011, Caroline Westerkamp, natural de Navegantes e coordenadora do projeto, enviou sua proposta para a Fundação Cultural de Navegantes e foi selecionada. Porém, isto não bastava para que seu projeto saísse do papel, ela precisaria de um patrocinador para produzir o documentário. Foi então que mais uma vez, por intermédio da Fundação Cultural de Navegantes, ela conseguiu que a PORTONAVE patrocinasse seu projeto.

Segundo Marcos Montagna, superintendente da Fundação Cultural de Navegantes  “A Lei Municipal de Incentivo a Cultura é um importante mecanismo de financiamento de projetos culturais e já transformou a realidade da produção cultural em Navegantes. Uma das grandes mudanças é a qualificação dos trabalhadores da cultura, que precisam se preparar para apresentar os projetos, captar recursos, executar e prestar contas, no entanto essa transformação acontece gradativamente e é função da Fundação Cultural auxiliar e orientar os proponentes nesse processo.”

LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO A CULTURA
A partir de 2010, os produtores culturais de Navegantes passaram a contar com um mecanismo de financiamento de seus projetos. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura, aprovada em 2002,possibilita aos produtores que apresentem seus projetos, que serão avaliados e se aprovados poderão conseguir recursos com a iniciativa privada, oferecendo o desconto do valor investido no Imposto Sobre Serviços – ISS. Em 2011 está previsto um investimento de até R$ 250.000,00 em projetos culturais. Para participar o produtor cultural precisa baixar e preencher o formulário, anexara documentação e protocolar o seu projeto na Fundação Cultural de Navegantes.

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura tem o intuito de mediar a interlocução entre o empreendedor e o incentivador, aproximando produtores, artistas, investidores e público, além de incentivar os trabalhos na área cultural em Navegantes. Existem ainda outros mecanismos de fomento a cultura via renuncia fiscal, porém em nível estadual e nacional.

LEI ROUANET
A lei é uma  forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. O proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC) e, caso seja aprovada, é autorizado a captar recursos junto a pessoas físicas pagadoras de Imposto de Renda (IR) ou empresas tributadas com base no lucro real visando à execução do projeto.

TRAILERDO PROJETO
A estréia do documentário “Estrela do Mar” esta prevista para fevereiro de 2013, paralelo a 117 FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES,mas bem antes disso, em agosto, os cidadãos de Navegantes já poderão sentir o gostinho do trailer que será exibido nas festividades do aniversario da cidade.

Mais informações acesse o blog de produção: www.docestreladomar.blogspot.com


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS