sexta, 29 de março de 2024
Economia
23/07/2012 | 14:53

Portonave recebe prêmio Empresa Cidadã

 

Pela segunda vez, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes é uma das vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2012, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), na categoria desenvolvimento cultural, com o case Contém Cultura. O Terminal Portuário também foi agraciado com o prêmio em 2010.

Realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Caracol e a Portonave, o Contém Cultura é uma e espaço itinerante, ambientado dentro de um contêiner totalmente adaptado para servir como biblioteca, cinema, sala de leitura, com cerca de 330 livros e 50 filmes, e espaço para palestras e oficinas de arte, dança e teatro. A equipe do Instituto Caracol é responsável por coordenar todas as atividades como leitura, oficinas de cartonaria, palestras, exibição de filmes, entre outras. A estrutura de metal, bastante conhecida em cidades portuárias, ficou mais divertida com os desenhos do artista plástico Eduardo Moreira, que representam as artes e ganhou ares de circo, com uma lona colorida na área externa e bandeirolas na parte de cima.

Para o escritor e coordenador de projetos do Instituto Caracol, Cristiano Moreira, o Contém Cultura por sua característica itinerante é o próprio exemplo da história da palavra cultura. “Ela prioriza o cuidado, o cultivo de ações integradas para a educação com objetivo de difundir e, ao mesmo tempo, proteger nosso patrimônio cultural: as pessoas e sua dimensão simbólica”, diz Moreira.

O diretor-superintendente administrativo da Portonave explica que a intenção do projeto é promover a educação por meio da cultura e da arte. “O Contém Cultura reúne os principais elementos da cultura e educação, como o incentivo a leitura, e oportuniza a participação da comunidade de qualquer idade”, destaca Castilho. As atividades realizadas no espaço cultural são gratuitas, abertas a toda a população, comunidade e pretende alcançar um público de 40 mil pessoas até o final de 2012.

A Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007, com cerca de 240 colaboradores e hoje emprega diretamente aproximadamente 900 pessoas. Em 2011, o Terminal Portuário foi responsável pela movimentação de 44% de toda a carga importada e exportada do Estado.

A realização é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Navegantes. O Contém Cultura já esteve presente na Volvo Ocean Race, em Itajaí, no centro de Navegantes e, atualmente está no bairro São Paulo. Em seguida, o projeto circulará em outros bairros da cidade.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS