quinta, 28 de março de 2024
Educação
13/07/2012 | 16:36

Pilotos de moto aquática (jet ski) e lancha têm que fazer novo curso de habilitação

Um curso oferecido em parceira com a Capitania dos Portos, Associação Catarinense de Marinas (Acatmar) e Sest/Senat busca reduzir acidentes e conscientizar pilotos de lanchas e motos aquáticas já na próxima temporada de verão. São oferecidas em Florianópolis aulas teóricas e práticas para garantir a habilitação desses condutores – 10h teóricas e 4h práticas para motonauta e 10h teóricas e 10h práticas para arrais amador. “A norma exige somente o período de aulas práticas, mas queremos legalizar definitivamente também a parte teórica. Só assim teremos mais segurança nas nossas águas”, afirma Leandro Ferrari, presidente da Acatmar.

Esta parceria, firmada em reunião na noite da última quarta-feira (11.07), em Biguaçu, representa o único curso disponível na Grande Florianópolis. Até agora, somente Balneário Camboriú dispõe de aulas do gênero. “O objetivo é aumentar esta rede para que todo o nosso litoral seja coberto”, afirma Juarez Pereira de Melo, comandante da Capitania dos Portos de Santa Catarina. “A carteira é indispensável para a condução destas embarcações e só tem validade se for emitida pela Marinha”, completa.

Este curso agora exige carteira especial para os condutores de motos aquáticas (jet ski). Antes, bastava conseguir a carteira de arrais amador — habilitação que permite navegação em áreas como lagos, lagoas, baías e enseadas. “É um importante passo para que Santa Catarina seja referência nos esportes náuticos e também nas atividades de lazer na água, uma das maiores bandeiras da Acatmar”, diz Ferrari.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS