sexta, 29 de março de 2024
12/07/2012 | 15:43

Pequeno Anjo atende apenas casos de urgência e emergência

 

A Fundação Universidade do Vale do Itajaí informa que o Hospital Infantil Pequeno Anjo, em função da dificuldade que encontra para contratação de médicos pediatras, está atendendo apenas os casos de urgência e emergências; pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e da Estratégia da Saúde da Família; e pacientes conduzidos via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou Corpo de Bombeiros.

O atendimento está restrito à vocação inicial de um pronto-socorro hospitalar, que deve servir para questões pontuais e que não possam ser atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde. A restrição é necessária uma vez que, com a acentuada redução de médicos pediatras para atendimento no pronto-socorro do Pequeno Anjo, há dificuldade na substituição e recomposição do quadro.

A direção geral e técnica no hospital salienta, no entanto, que não está medindo esforços para a solução dos problemas e para a organização e sistematização dos atendimentos de urgência e emergência no Hospital Infantil Pequeno Anjo.

Contratação de médicos pediatras
O Hospital Universitário Pequeno Anjo (Hupa), administrado pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está há quase um ano selecionando candidatos para a vaga de “Médico Pediatra – Plantonista”.

A redução do número de médicos pediatras com a consequente dificuldade na contratação desses profissionais é observada em todo o país. Em 1996, 13,6% dos médicos eram pediatras. Hoje, 9,8%. O número de inscritos para a prova nacional que dá o título de pediatra depois de feita a residência caiu 42% nos últimos 12 anos.

O Ministério da Saúde fez uma pesquisa em 2008 com diretores de hospitais públicos para saber para qual especialidade é mais difícil encontrar profissionais. Deu pediatria em primeiro lugar. De acordo com pesquisa encomendada pela Sociedade de Pediatria, 30% dos atendimentos de rotina a crianças e 43% dos de emergência são feitos por não-pediatras.

Os médicos pediatras interessados em atuar no Hospital Pequeno Anjo devem encaminhar currículo para o e-mail silvanarh@univali.br, ou entrar em contato pelo telefone (47) 3249-5341, com o setor de Recursos Humanos do Hupa.

Urgência e emergência 
"Emergências" são os casos em que há constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso exigindo, portanto, tratamento médico imediato, como em casos de parada cardiorrespiratória, hemorragia, traumatismo craniano com deterioração do nível de consciência, trauma de tórax com perfuração pulmonar ou hemotórax e fraturas expostas.

Os casos de "urgência" são aqueles em que ocorrem agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessite de assistência médica imediata ou até em algumas horas, como são os casos de entorses, fraturas sem desvio, apendicite aguda, peritonite, meningite e torção testicular.

Sobre o Hospital Infantil Pequeno Anjo
O Hospital Infantil Pequeno Anjo, administrado pela Fundação Univali desde abril de 2002, exerce expressivo papel no atendimento em saúde infantil de Itajaí e região.

Ele ocupa uma área de 3.313,60 m no centro de Itajaí e dispõe de 94 leitos, 16 na unidade A, 60 na unidade B, 6 no pronto-socorro e 8 leitos UTI -  2 neonatais e 6 pediátricos (2 são isolamentos), e 3 no centro- cirúrgico.

Com essa estrutura o Hospital atende crianças da faixa etária de 0 a 15 anos incompletos, provenientes principalmente dos seguintes municípios: Itajaí, Balneário Camboriú, Ilhota, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha, Piçarras e Porto Belo.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS