quarta, 17 de abril de 2024
Esportes
28/06/2012 | 15:27

Volvo Ocean Race apresenta novo barco para as próximas duas edições da competição

 

A Volvo Ocean Race, campeonato de volta ao mundo em barco à vela, revelou detalhes do novo barco de alto desempenho que será utilizado para as próximas duas edições da corrida. Os detalhes do novo conceito foram apresentados pelo CEO da competição Knut Frostad durante uma apresentação em Lorient (França) nesta quinta-feira, dia 28. De acordo com Frostad, o projeto pretende reduzir significativamente o custo para montar uma campanha competitiva e deve aumentar o tamanho da frota para incluir 8-10 barcos em futuras edições.

Os novos iates monocasco de 65 pés (19,8 metros) compartilharão design único. Eles serão projetados pelo Farr Yacht Design, empresa baseada nos Estados Unidos, e construídos por um consórcio líder de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. Um acordo entre o consórcio e a Volvo Ocean Race prevê a construção de um mínimo de oito barcos para as próximas duas edições da corrida.

O projeto terá início em julho e o primeiro iate de corrida será construído até junho de 2013, quase um ano antes do início da 12ª edição da Volvo Ocean Race. A nova classe de iates partirá de Alicante na Espanha já no segundo semestre de 2014.

"O novo design é de tirar o fôlego. O contrato para construção de pelo menos oito iates levará a Volvo Ocean Race a adentrar em uma nova e emocionante era", disse Knut Frostad, CEO da competição.

"Isso representa mais um importante marco para a Volvo Ocean Race. Em todos os nossos 39 anos de história, nunca tivemos medo de seguir em frente. A mudança para um conceito de design único nos confere uma vantagem enorme na hora de planejar as próximas duas edições, além de dar à Volvo Ocean Race melhores condições de continuar seguindo em frente", complementou Frostad.

Apesar de os novos iates serem cinco pés (1,5 metros) mais curtos do que os barcos que vêm sendo utilizados até o momento, eles serão quase tão velozes quanto os Volvo Open 70 que estão competindo atualmente. O projeto e construção dos novos iates preveem instalações de vídeo, satélite e produção de conteúdo de última geração, melhorando ainda mais o trabalho desenvolvido pelo programa Media Crew Member (tripulante de mídia), que existe desde a edição de 2008-09.

 

O acordo anunciado em Lorient foi possível graças ao financiamento obtido pela Volvo Ocean Race S.L.U. para projetar e construir os barcos, processo que seguirá um cronograma estrito.

A Volvo Ocean Race nasceu em 1973 e é propriedade da Volvo Car Corporation e The Volvo Group. Ambas reafirmaram o seu compromisso amplo e irrestrito com a corrida durante uma coletiva de imprensa realizada antes do início da edição atual em Alicante, em novembro de 2011.

Os barcos serão comercializados pelo Green Marine Ltd, empresa do Reino Unido que também realizará a montagem final. A MULTIPLAST, da França; Persico S.p.A., da Itália e DECISION S.A, da Suíça, também farão parte do projeto, cada uma fabricando componentes diferentes.

"É uma grande honra para nós, e também um grande desafio, estarmos envolvidos com este projeto e com uma corrida que já faz parte da nossa tradição", disse Marcel Müller, diretor geral da Green Marine. "Esta é uma oportunidade de trabalharmos em parceria com alguns dos melhores profissionais da indústria naval, incluindo outros estaleiros e designers. Estamos prontos para criar algo muito especial", afirmou.

O processo reduzirá significativamente os obstáculos para competir na Volvo Ocean Race e o custo para montar uma campanha competitiva, que agora demandará menos de 15 milhões de euros, de acordo com o CEO Frostad.

Os custos de um barco "pronto para velejar", incluindo as velas para o período pré-corrida e para a corrida, girará em torno dos 4,5 milhões de euros. Uma redução ainda mais significativa dos custos será possível através do agrupamento de recursos.

"O nosso objetivo durante todo o processo de planejamento para a próxima edição foi bem claro, e isso tornou mais fácil e menos caro montar uma campanha na Volvo Ocean Race", disse Frostad. "Este é um grande passo em direção aos nossos objetivos”.

Os seis barcos que compõem a edição atual da Volvo Ocean Race estão prestes a embarcar na nona e última perna offshore da competição. A frota partirá de Lorient no dia 1º de julho. A corrida terminará no dia 7 de julho após a regata portuária em Galway, na Irlanda.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS