sexta, 19 de abril de 2024
Geral
28/06/2012 | 15:21

II Encontro Nacional de Jornais reúne mais de 600 proprietários e editores

 

Mais de 600 proprietários, diretores e colaboradores de jornais do interior do Brasil reúnem-se nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, para o II Encontro Nacional de Jornais do Interior e o 40º Congresso Estadual da Adjori Santa Catarina. Os eventos vão reunir jornais associados às Adjoris de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, que formam a Adjori Brasil, além de jornais convidados. A iniciativa conta com patrocinadores de peso, como o Governo do Estado de Santa Catarina, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Além da ministra Ideli Salvatti, o evento vai contar com a presença do governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, que fará palestra de abertura com o tema “O papel dos jornais do interior na vida dos brasileiros”.

“Este será o maior encontro da imprensa regional brasileira, integrando a iniciativa privada, o trade nacional de comunicação, os representantes das entidades organizadas da sociedade, o poder público e os nossos veículos, que hoje são a grande imprensa do interior do Brasil”, afirma o presidente da Associação Nacional dos Jornais do Interior (Adjori Brasil) e da Adjori/SC, Miguel Gobbi.


Principais Atrações

O encontro conta com inúmeras atrações já na abertura oficial, programada para as 19h30 do dia 29, sexta-feira, no Salão Cascaes. Além da palestra do governador e pronunciamentos de outras autoridades presentes, haverá o Painel: “A sociedade civil organizada e a imprensa do interior”, com a participação de lideranças de entidades representativas dos mais diversos segmentos econômicos e sociais. “São confederações, federações, conselhos e associações que atuam com forte presença nas comunidades interioranas e são grande fonte de notícia para a imprensa local”, explica Miguel Gobbi. Segundo ele, o evento marca a consolidação das parcerias da Adjori Brasil e da Adjori/SC com essas entidades.

No sábado, os congressistas terão oportunidade de conhecer as propostas do IVC e do Cenp para chancelar a distribuição dos jornais - uma exigência crescente dos grandes anunciantes - e se inteirar sobre a tendência da imprensa no Brasil, em palestra de dois grandes experientes profissionais: Marta Gleich e Álvaro Novaes. A política de investimentos em mídia pelo Governo de Santa Catarina e pelo Governo Federal também está na pauta do evento, assim como o Painel Eleições 2012.

A manhã de domingo está reservada para a definição das políticas de atuação conjunta das entidades que formam a Adjori Brasil. A integração editorial e a operação comercial estão em destaque.


Programação Paralela

Simultaneamente às atividades promovidas no Salão Cascaes estão previstas:

Clínicas – Durante todo o sábado, a equipe da Suita Sistemas, fornecedora dos softwares Editorial, Comercial, Financeiro e de Circulação, fará atendimento individualizado aos jornais participantes. Em outra sala, no mesmo período, haverá demonstração e atendimento do software de gerenciamento de conteúdo para internet, proporcionando aos associados melhorar a performance de seus jornais on-line, integrando-se ao portal da Adjori Santa Catarina. Hoje, mais de 30 sites de jornais associados respondem pela alimentação de conteúdo do portal da entidade (www.adjorisc.com.br), cujo banco de dados incorpora cerca de oito mil notícias por mês.

Palestras - Como atrair leitores e internautas é tema de palestras para editores e colaboradores de jornais associados, promovidas na tarde de sábado.

Painel - Um bate papo com integrantes da comissão julgadora do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo vai mostrar como chegar ao pódio.

Noite de Gala

Outra esperada atração do evento é a divulgação e premiação dos vencedores da 13ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo, no sábado, a partir das 20h.

Programação

Sexta-feira, dia 29 de junho

- Abertura oficial, com pronunciamentos de autoridades

- Painel: “A sociedade civil organizada e a imprensa do interior”, com a participação de entidades como CNDL, OAB/SC, Fiesc, Facisc, Faesc, Fecomércio, Fecam, ANJ, Abigraf, Conselho Federal de Medicina

- Palestra do governador Raimundo Colombo: “O papel dos jornais do interior na vida dos brasileiros”

Sábado, dia 30 de junho

- Mercado - Verificação de distribuição de jornais impressos, com o presidente do IVC (Instituto Verificador de Circulação), Pedro Silva, e o presidente do Cenp (Conselho Executivo de Normas Padrão), Caio Barsotti

- Tendências - A imprensa do futuro, com Marta Gleich (grupo RBS) e Álvaro Novaes (Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM)

- Políticas de mídia em Santa Catarina e no Brasil, com o secretário de Comunicação do Estado de SC, Ênio Branco, e o diretor de mídia da Secom da Presidência da República, Fabricio Costa

Intervalo para almoço

- Abigraf - Apresentação da campanha Imprimir é Vida

- Painel Eleições 2012, com dr. Márcio Luiz Viccari, vice-presidente da OAB/SC e ex-juiz eleitoral, e dr. Guilherme Bossle, advogado da assessoria jurídica da Adojri/SC Domingo, dia 1º de julho

- Políticas de atuação das Adjoris estaduais (SC, PR, RJ, SP, MT e RO), com os presidentes das Associações

- Ação editorial integrada, estadual e nacional

- Apresentação dos sistemas integrados para produção de jornal e Operação Comercial (Opec) para controle de mídias

- Almoço de encerramento

Atividades Paralelas

- Painel, Palestras e Clínicas serão promovidos durante todo o dia de sábado


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS