quinta, 18 de abril de 2024
Geral
19/06/2012 | 10:02

Concurso vai promover a pintura de 25 casas de Itajaí

Concurso promovido em parceria entre a Prefeitura de Itajaí e a Coral Tintas vai premiar 25 casas, em diferentes bairros da cidade, com tintas para a pintura da área externa. A competição integra o programa “Tudo de Cor para Itajaí”, que vem desenvolvendo ações na cidade desde o mês de abril. A parceria com a Coral Tintas já resultou na pintura dos imóveis da avenida Paulo Bauer – preparando o centro de Itajaí para a Volvo Ocean Race – do museu Histórico de Itajaí e está dando nova vida às residências do entorno do Centro Educacional Pedro Rizzi, no bairro Cidade Nova.

 

O concurso “Tudo de cor para você” já está em andamento desde o dia 14 de abril. Para participar, os interessados devem se dirigir a qualquer loja de materiais de construção da cidade e retirar gratuitamente o cupom da campanha, que deve ser preenchido com os dados do participante e com a elaboração de uma frase que envolva as palavras “Coral Tintas” e “Itajaí”. As 25 frases mais criativas – respeitando o critério de uma por bairro, serão premiadas com a tinta para a pintura da casa.

O resultado do concurso será divulgado no final do mês de julho, durante a 30ª Festa Nacional do Colono. Visando ampliar a participação da comunidade, a organização do concurso pretende distribuir cupons para os estudantes das escolas que, após preenchido, deverão ser entregues nas lojas fornecedoras de tintas Coral.

 

Tudo de Cor

O Programa “Tudo de Cor” desenvolvido através da parceria entre a prefeitura e a Coral Tintas, pretende atrair a comunidade para investir na mudança de seus imóveis. “A pintura dá a sensação de mudança, de melhoria, de desenvolvimento. Só pinta sua casa quem tem perspectiva, quem quer ver renovada a esperança de dias melhores”, comenta o secretário de Gestão da Prefeitura de Itajaí e coordenador do programa na cidade, Edegilson de Souza.

Uma das iniciativas neste sentido foi o convite feito aos moradores das casas no entorno do Centro Educacional Pedro Rizzi, no bairro cidade nova, que aderiram ao projeto. Cada morador concordou com a pintura de seus imóveis e eles mesmos, motivados pela ideia de levar mais cor à região, escolheram cores intensas e brilhantes.

A região do Cidade Nova foi escolhida para participar do programa como incentivo aos demais moradores do bairro a investir no seu imóvel. A área foi duramente castigada pelas enchentes de 2008 e 2011 e muitos dos moradores não teriam condições de arcar com os custos da pintura. Com a adesão ao programa, a Coral cedeu as tintas e a mão de obra de pintura (que ficaria por conta do proprietário), está sendo suprida através do curso de Pintura desenvolvido pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

 

O Curso

O curso de pintura da Feapi foi desenvolvido justamente para atender a demanda de mão de obra na cidade. Um pintor profissional tem condições de um bom rendimento já que o mercado da construção civil está bastante aquecido na região. A Feapi já formou duas turmas de pintores – a primeira em abril e a segunda no dia 15, com a atividade prática.

O curso é ministrado com aulas teóricas, dando ao aluno a noção sobre o melhor aproveitamento do material, e atividades práticas. As aulas práticas das próximas turmas serão desenvolvidas nos imóveis que aderiram ao programa Tudo de Cor, no entorno do CE Pedro Rizzi, e as turmas serão renovadas até que se conclua o trabalho de pintura de toda a região. A Feapi deve anunciar, nos próximos dias, a abertura de inscrições para a formação de uma nova turma para o curso de pintura.

 

Mutirão

O Programa “Tudo de Cor” promoveu mais um mutirão da pintura no último dia 15, para comemorar o aniversário de Itajaí. A ação reuniu estudantes da FEAPI, convidados e comunidade para o início da pintura das casas situadas nas ruas de entorno do CE Pedro Rizzi, cujos moradores aderiram ao programa. Cerca de 80 pessoas participaram do mutirão.

Algumas participações no mutirão foram emblemáticas. Exemplo disso, foi a de dois menores internos do Centro de Atendimento Sócio Educativo Provisório (Casep), que deixaram a internação para participar do curso de Pintura e do mutirão.

Segundo Vanessa Lopes de Oliveira da Silva, coordenadora pedagógica do Casep, os dois adolescentes conquistaram o direito de participar do curso em virtude do bom comportamento durante o período de internação. “São dois jovens que estavam envolvidos com o mundo da criminalidade e que perceberam que há outros caminhos que podem ser seguidos”, avaliou.

Os dois internos foram “liberados” do Casep para assistirem ao curso na Feapi. No dia 15, juntaram-se aos convidados e comunidade do Cidade Nova para o mutirão da pintura e não decepcionaram. “Eles estão aqui, participando do mutirão, felizes com essa nova oportunidade que lhes foi apresentada. Em breve, eles deixarão o Casep e já podem se dedicar a essa nova profissão que tem vaga garantida no mercado de trabalho. Por isso só, acredito que todo esse projeto já valeu a pena”, conclui a coordenadora pedagógica do Casep.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS