quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/06/2012 | 15:06

14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe encerra nesta sexta-feira

Quem faz parte dos grupos determinados pelo Ministério da Saúde – idosos, crianças menores de dois anos, gestantes e doentes crônicos – e ainda não se vacinou, tem até às 17 horas desta sexta-feira (01) para se proteger da gripe.

Em Itajaí, a meta de 80% foi alcançada antes da prorrogação da campanha. Até o momento, o geral de vacinados é de 22.246 pessoas, número correspondente a 92,87% da população total a ser imunizada.

Entre as crianças menores de dois anos, a meta foi superada, chegando a 4.184 imunizações (105,60%). Já entre as gestantes faltou pouco para alcançar 100% da meta. Foram imunizadas até o momento 1.802 mulheres (90,96%).

O levantamento da Vigilância Epidemiológica ainda apresenta a baixa procura dos idosos. Foram 13.983 vacinados com idade acima de 60 anos (86%).

O médico da Vigilância Epidemiológica, Carlos Manuel Corrêa esclarece que a campanha continua entre crianças, idosos e gestantes, “mas a atenção também está voltada para os doentes crônicos, que podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser imunizado”.

Confira a unidade mais próxima: Brilhante, Canhanduba, Caic, Cordeiros, Costa Cavalcante, Crescem, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Praia Brava, Promorar I, Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, São João, São Judas, São Vicente, Univali e Votorantin.

Influenza
As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes destas doenças.

A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação. A campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio e secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém - contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS