quinta, 28 de março de 2024
Geral
01/06/2012 | 14:46

Definidos os selecionados para a pré-incubadora do SENAI/SC

Vinte e nove ideias de negócios elaboradas por alunos vão participar da edição 2012 da Pré-incubadora do SENAI/SC. Eles foram selecionados a partir de mais de 310 propostas e se destacaram em uma votação realizada via Facebook e na avaliação de critérios técnicos de oportunidade, solução/inovação e diferencial. Durante a votação pela rede social, a página do SENAI/SC recebeu mais de 90 mil acessos únicos e 200 mil acessos totais, sendo que os projetos receberam 10,7 mil votos (cliques no botão curtir).

Agora, os 64 estudantes responsáveis pelos projetos vão participar de capacitações sobre temas como empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual, planejamento de negócios, gestão financeira e elaboração de projetos. Os alunos são das unidades do SENAI em Blumenau, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Indaial, Itajaí, Joinville, Luzerna, Mafra, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas e Timbó. Depois da capacitação, que será realizada a distância, cerca de 10 planos de negócios serão escolhidos para receber consultoria gratuita de especialistas do SENAI.

A expectativa é que, ao final da consultoria, com a melhoria do negócio, produtos e serviços, os projetos estejam prontos para buscar fontes de fomento, abrir empresa, candidatar-se a uma incubadora empresarial ou vender a ideia para outra instituição (transferência de tecnologia). O projeto "Auto-energy clothing" foi um dos cinco da unidade de São Miguel do Oeste que foram selecionados. A ideia é criar uma roupa que também funcione como carregador da bateria de dispositivos móveis, utilizando a energia do movimento. "É um sistema que pode ser útil para muitas pessoas. Por isso achamos que, com o sucesso dos testes, teremos um grande mercado para nosso produto", garante o aluno Leonardo Thums, de 17 anos, que integra a equipe do projeto juntamente com Jessica Lang e Adriano Júnior.

Outro grupo que vê grande potencial em seus produtos é formado pelos alunos Gabriele Cherobin, Mickaela Herbert e Tiago Davre, do curso técnico em Alimento da unidade de São Miguel do Oeste. Eles pretendem desenvolver, nos próximos meses, um empanado de fígado bovino, semelhante aos conhecidos steaks de frango.

A ideia é lançar um produto nutritivo e com paladar atraente tanto para aqueles que já consomem a carne quanto para aqueles que não o fazem por causa do gosto característico. "Nas aulas de processamento de carne, esperamos desenvolver uma combinação de condimentos para o empanado e realizar testes sensoriais", explica Mickaela. A ideia surgiu de Tiago, que trabalha em um frigorífico e viu potencial para utilização do fígado bovino.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS