sábado, 20 de abril de 2024
31/05/2012 | 15:46

Incor do Hospital Marieta realiza primeira troca valvar percutânea aórtica

A equipe do INCOR do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen realizou no dia 29 de maio o primeiro caso de troca valvar percutânea aórtica com prótese Corevalve. O procedimento foi realizado no Centro de Hemodinâmica em uma paciente de 87 anos.

O procedimento transcorreu dentro da normalidade e foi considerado um sucesso pela equipe liderada pelos médicos Dr. Marcos Juliano de Abreu, Dr. Rafael Maestri, Dr. Sandro Fadel, Dr. José Medeiros, Dr. Alex Omairi e Dr. Gustavo Marcinko.

De acordo com o médico hemodinamicista, Dr. Marcos Juliano de Abreu, este foi o primeiro caso realizado através deste método na região, sendo que em Santa Catarina apenas Florianópolis havia realizado poucos casos até agora. “Com este procedimento mostramos a relevância do nosso Centro de Cardiologia, que é uma referência para o Estado. A realização de procedimentos como este são o resultado da luta incessante do Hospital Marieta e do INCOR pela busca da excelência, na vanguarda de seu tempo, trazendo evolução e princípios éticos sólidos em prol da vida”, ressalta o médico.

INDICAÇÃO
A estenose aórtica é uma doença da válvula aórtica do coração, que é responsável pela saída do sangue bombeado pelo coração para todo o corpo. Quando há estenose significa que existe um estreitamento que dificulta a passagem deste sangue bombeado, dificultando a circulação do mesmo e provocando sintomas e sinais secundários a falta de oxigenação dos orgãos.

Ao apresentar sintomas e sinais de estenose aórtica grave, o paciente tem sua sobrevida e qualidade de vida bastante abreviadas. Neste cenário, existe um grupo de pacientes que desenvolve o problema e o manifesta clinicamente numa etapa mais avançada da vida, quando a cirurgia cardíaca para troca da válvula aórtica é proibitiva, pois seria fatal, ou oferece muito alto risco de morte.

A TÉCNICA
Nos últimos anos desenvolveu-se uma alternativa eficaz e efetiva para o tratamento destes pacientes que não podem ser submetidos à cirurgia. O método consiste em substituir a válvula aórtica doente por uma endoprótese (malha tubular) confeccionada com folhetos valvares de pericárdio porcino implantada através de cateter, via artéria femoral ou subclávia. O procedimento é realizado na sala de Hemodinâmica, sem a necessidade de cirurgia.

Os pacientes que se submetem a este procedimento devem ser selecionados, pois devem apresentar condições anatômicas favoráveis a realização do mesmo. E, simultaneamente, o centro que realizará o procedimento deve passar por critérios de adequação, sendo que nem todos obtêm a acreditação.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS