sábado, 20 de abril de 2024
Geral
29/05/2012 | 10:04

Apae de Itajaí visita a Assembleia Legislativa

Expandir conhecimentos e buscar mais subsídios para a luta dos direitos das pessoas com deficiência. Esses foram alguns objetivos da visita feita, na última semana, pelos professores e funcionários da Apae de Itajaí a Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

O primeiro local a ser visitado foi a Exposição “PARA TODOS – O movimento político das pessoas com deficiência no Brasil”.  A mostra aborda a trajetória do trabalho para quebrar preconceitos e conquistar os direitos das pessoas com deficiência no país. De acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje no Brasil faz parte da Constituição, todo o brasileiro tem o dever de “(...) garantir o respeito pela dignidade inerente, a independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a autonomia individual, a não-discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianças com deficiência”.

Ainda, na Assembleia Legislativa, os colaboradores da Apae de Itajaí participaram de uma reunião no chamado “Plenarinho”. Em pauta o Projeto de Lei nº 108/2012, que dispõe sobre a criação do “Programa para Formação Profissional da Pessoa com Deficiência Intelectual”. A Apae de Itajaí já possui um projeto semelhante que faz a inclusão e o acompanhamento das pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho, o Capacit.

O presidente da Comissão responsável pelo assunto, deputado José Nei Ascari (PSD), reforçou a importância da autonomia das pessoas com deficiência e fez questão de ressaltar as atividades realizadas com sucesso na Apae de Itajaí. “É um trabalho de referência em todo o estado, pioneiro”, destacou Ascari.

O vice-presidente da Comissão, deputado José Milton Scheffer (PP), também fez ressalva aos projetos da Apae de Itajaí e comentou a questão que as entidades precisam de mais repasses financeiros, especialmente em referência ao Sistema Único de Saúde (SUS). Representando a Secretaria Estadual de Saúde, Jaqueline Reginaldo, também esteve na Assembleia, assim como o presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina, Júlio César de Aguiar, e a presidente da Apae de Itajaí, que comentou a redução de verbas do SUS. “Precisamos de mais contribuição para que possamos manter nossos atendimentos clínicos e prestar serviços dignos aos nossos alunos”, finalizou Vera Lúcia Corrêa Figueredo.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS