sexta, 19 de abril de 2024
Geral
10/05/2012 | 16:18

Itajaí lidera a lista do índice de desenvolvimento sustentável

De acordo com o índice SIDMS, Itajaí tem o maior índice de desenvolvimento sustentável entre as 10 maiores cidades de Santa Catarina: 0,777. Na área sociocultural a cidade atingiu o índice de 0,783; no campo econômico, 0,767; o índice ambiental marcou 0,746 e o político institucional ficou em 0,811. Todos superaram as médias do Estado.

O SIDMS, Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável, foi inaugurado no dia 19 de abril, durante o X Congresso Catarinense de Municípios, realizado no CentroSul, em Florianópolis.

Como funciona o índice
O sistema funciona assim: são duas ferramentas, a principal sendo o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS –, que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de cada município com base em quatro áreas: sociocultural (educação, saúde, cultura e habitação), econômica (economia e renda), ambiental (meio ambiente) e político-institucional (gestão e finanças). O índice vai de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, mais sustentavelmente desenvolvido é o município.

Ao clicar no perfil de cada município, encontra-se um verdadeiro raio-x desses vários setores. O índice sociocultural, como indicado anteriormente, é desmembrado em educação, saúde, cultura e habitação. Cada uma dessas áreas é detalhada ainda mais. Em educação, por exemplo, é possível verificar o índice de analfabetismo do município, o percentual de abandono escolar, entre outros. Na saúde, encontram-se a proporção de médicos por habitantes, o número de consultas médicas do SUS por habitante, para citar alguns.

A outra ferramenta que compõe o SIDMS é o Banco de Indicadores, que traz planilhas, gráficos e séries históricas de indicadores, além daqueles utilizados no IDMS.

O banco – incluindo as duas ferramentas – é um espaço para livre consulta e coleta de dados, que pode ser alimentado com novas pesquisas a qualquer tempo. Todas as informações são recolhidas em fontes oficiais nas três esferas: municipal, estadual e federal.

O objetivo principal ao disponibilizar esses dados – que podem ser acessados por qualquer um no endereço http://indicadores.fecam.org.br/ – é facilitar o acesso de agentes públicos, jornais, dos próprios municípios e da população às informações.

O que é desenvolvimento sustentável
O conceito de desenvolvimento sustentável utilizado pelos criadores do sistema é a ideia de um modelo de desenvolvimento baseado não só em indicadores econômicos, mas com bases mais amplas, como Cultura, Direitos Sociais, Meio Ambiente, Política e Participação Social, por exemplo. Um município sustentável poderia, portanto, ser definido como socialmente includente, politicamente descentralizado, ambientalmente prudente e economicamente sustentado no tempo (segundo o maior especialista na área, o polonês Ignacy Sachs).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS