quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/05/2012 | 15:21

Obras da Casa da Cultura devem ser retomadas

 

Nesta sexta-feira (04) a administração municipal deve conhecer a empresa que irá assumir as obras da Casa da Cultura Dide Brandão, a abertura das propostas acontece às 10h na sala de licitações da Prefeitura. A Vereadora Susi Bellini, Presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores, esteve reunida com a Diretora da Casa, Ane Fernandes, para verificar como está a situação do prédio.

Segundo Ane, a empresa Desterro foi a vencedora da licitação realizada no ano passado, para a restauração completa do ambiente. “O contrato foi prorrogado duas vezes, e em dezembro o município resolveu não renovar, já que a empresa não estava cumprindo as etapas. Logo depois a Desterro faliu”, falou a Diretora.

Susi vem acompanhando a obra e novamente visitou o local,  que para a conclusão falta a pintura, colocação das poltronas restauradas do teatro, instalação das luminárias das galerias, colocação do piso interno e externo e construção da rampa de acesso. A Casa da Cultura Dide Brandão conta com 2 salas multiuso, 2 galerias, 1 biblioteca, 1 teatro com camarim com capacidade para 50 pessoas, 5 salas para aulas e oficinas, 1 sala de dança com banheiro e estrutura com sanitário feminino e masculino.

A novidade é a instalação de uma biblioteca de artes, que será equipada com dois computadores e aproximadamente 100 impressos específicos. Toda a estrutura foi adquirida com recursos da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A Casa da Cultura também contará com uma cafeteria.

A Vereadora Susi também teve acesso a programação de inauguração do espaço, que já está sendo elaborada pelos profissionais da Fundação Cultural. “A data ainda não foi definida, mas deverá acontecer no mês de junho”, disse Ane. A Diretora ainda complementou que tudo depende da empresa vencedora e do trâmite da licitação.

Os artistas e a sociedade aguardam ansiosos pela inauguração, foram vários entraves, mas tenho certeza que o público irá aprovar a restauração e as novidades que serão implantadas. A Casa da Cultura faz parte da história da cidade e é responsável pela difusão da arte e da cultura”, falou Susi Bellini.

A parlamentar deve apresentar nos próximos dias uma indicação sugerindo a instalação de uma livraria na estrutura da casa. “Estamos carentes de livrarias, Itajaí tem que resgatar a cultura da leitura, por isso acho importante estimular a vinda de uma livraria para o local onde a cultura floresce na cidade”, disse Susi. Durante a reunião, Ane também apresentou o projeto da 13ª edição do Salão de Artes de Itajaí, evento bienal que terá como tema a arte de rua. A previsão é que o salão acontece no mês de agosto. O lançamento do edital deve acontecer em breve.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS