quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/04/2012 | 10:35

Educação e Saúde atuam juntas no combate ao Bullying, em Itajaí

As Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Gerencia de Vigilância das Violências, promovem nesta sexta-feira (27) uma palestra com o Professor e Historiador Érico Paes de Campos, sobre “Bullying Escolar: Novos Horizontes”.

O encontro, direcionado aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, está ocorrendo no Auditório Professor Dr. Luiz Carlos Schmitt de Carvalho - piso superior da Secretaria da Educação no período matutino e vespertino.

Pela manhã estão reunidos 149 profissionais, entre professores de Educação Física, administradores e coordenadores de Núcleos de contra turno. De tarde, um segundo grupo formado por 154 profissionais na área da supervisão e orientação escolar, auxiliares dos Núcleos de Contra Turno e supervisores de gestão da Secretaria de Educação.

O termo Bullying vem da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Confira o conteúdo programático da capacitação:
O que é o Bullying?
Quais as formas de Bullying;
Diferenças entre Bullying e Assédio Moral;
Quais as características dos autores de Bullying;
Quais as características dos alvos de Bullyng;
Características das testemunhas;
Consequências para todos os grupos anteriores;
Como prevenir o Bullying;
Leis sobre o Bullying Escolar;
Releitura do Estatuto da Criança e Adolescente;
ECA - Direitos e Responsabilidades.

O município de Itajaí, através da Gerencia da Vigilância das Violências da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, foi contemplado com a quantia de R$ 50.000,00 para implantação e fortalecimento de projetos de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes. A ação proposta no projeto contemplado consiste na promoção de capacitações para profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Social e da Criança, Adolescente e Juventude, para o enfretamento à violência.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS