quinta, 18 de abril de 2024
Geral
16/04/2012 | 10:35

Regatas de Optmist revelam talentos da vela em Itajaí

O Brasil é um dos países referência na vela olímpica e de oceano. Ídolos como Torben Grael, atual campeão da Volvo Ocean Race, e Robert Scheidt, representante da classe Star nos Jogos de Londres/2012, são referência para a nova geração da modalidade. O domingo (15) de sol provou que esse 'talento' brasileiro não se perdeu. Os futuros campeões da vela nacional participaram da Youth Sailing, competição de Optmist montada no Saco da Fazenda para 40 crianças de até 15 anos. As atividade ocorrem em todas as cidades-sedes da Regata de Volta ao Mundo.

As 'regatinhas' de até 20 minutos reuniram oito equipes e o grupo do Sanya foi o vencedor. O time é formado por Erik Hoffmann, Ana Carolina da Silva, Carolina Copello, Higor Victorino e Francine Isabel dos Santos e teve a melhor média nas provas disputadas desde sábado (14).

"É muito importante ter esse apoio da Volvo Ocean Race. Isso motiva muito e, agora com as reformas e os barcos novos, nós temos a chance de desenvolver o nosso potencial. Quero disputar uma olimpíada", conta uma das campeãs, Carolina Copello.

O jovem Rafel Servaes não ficou entre os campeões. Mesmo assim, o futuro velejador, que tem apenas 11 anos, espera ter mais oportunidades na vela na sede da ANI. "Vou me dedicar bastante e seguir carreira". A mãe de Rafael, Cláudia Servaes, aprova a iniciativa. "As crianças tiveram uma clínica antes, aprendem manobras e regras. Acima de tudo, eles aprendem o espírito de equipe".

As regatas foram disputadas na sede reformulada da Associação Náutica de Itajaí (ANI), entidade que atende 6.000 crianças da região. A gerente da Race Academy, Katie Hearsum, confessa ter ficado encantada com o trabalho da ANI e da dedicação dos jovens. "Tivemos uma grande procura aqui em Itajaí. Além dos 40 escolhidos, tivemos muita gente interessada em conhecer o esporte. O programa é um grande sucesso e, usando o impulso da Volvo Ocean Race, pode formar mais atletas. Deixaremos um legado".

Resultados:
1º - Sanya (Roxo)
2º - Camper (Rosa)
3º - Itajaí (Amarelo)
4º - Abu Dhabi (Preto)
5º - Telefónica (Azul)
6º - Puma (Vermelho)
7º - Groupama (Verde)
8º - Volvo Ocean Race (Branco)


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS