quinta, 28 de março de 2024
Geral
10/04/2012 | 17:15

Câmara de Itajaí move ação popular contra concessionária da BR-101

O vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM) mobilizou os demais vereadores da Câmara de Itajaí para mover ação popular contra a concessionária da BR-101, a Autopista Litoral Sul. A medida quer a reabertura imediata do retorno localizado no km 129 da via, no bairro Canhanduba, bloqueado pela empresa no final do último mês.

A situação fez com que os veículos, que antes rodavam dois quilômetros para realizar a manobra na parte Sul, hoje precisem se deslocar por mais sete quilômetros, entrar em Balneário Camboriú, para assim voltar à rodovia. Já os caminhões, que não podem trafegar no município vizinho, têm que ir ao Morro do Boi, próximo a Itapema, para a troca de sentido.

“É absurdo fazer com que nossa comunidade tenha essa necessidade transformada em transtorno (...) incrível ter que enfrentar o transito caótico de outro município para voltar para a casa ou trabalhar (...) nos provocaram um grande caos logístico”, disparou Pissetti.

Mas, os prejuízos atingem mais que a comunidade local. Segundo o documento protocolado junto à Justiça Federal, os serviços públicos ligados a Itajaí foram seriamente lesados. Com a ampliação do trajeto o transporte coletivo deve sofrer reajustes e o deslocamento diário de detentos do Complexo Penitenciário da Canhanduba ao Fórum é atrapalhado.

O caso mais grave e que aponta maior parte da preocupação das autoridades é quanto ao resgate de vítimas de acidentes nas estradas. “A dificuldade no atendimento e no salvamento de vidas já está acontecendo, é óbvio, isso porque a concessionária a quem pagamos pedágio colocou uma pedra no caminho do itajaiense”, criticou o presidente do Legislativo.

O que diz a Autopista
Segundo a inquirida o fechamento do trecho em questão se deu pelo fator risco, sendo que muitos motoristas realizavam manobras na contramão. A companhia ainda alega que outros dois retornos podem ser utilizados, o de Balneário Camboriú, já apontado como inviável pelos reclamantes, e outro no Km 126, no Bairro São Roque.

Insatisfeito, Pissetti foi duro ao replicar a concessionária. “Primeiro eles vêm com a opção absurda de Balneário Camboriú, depois com a desculpa das manobras perigosas (...) então lhes proponho que, ao invés de simplesmente bloquearem o direito de acesso a Itajaí, que invistam em boa sinalização”, exclamou. Ainda segundo o democrata a alternativa do túnel estreito do São Roque é perigosa pelo local ser conhecido por emboscadas realizadas por marginais. “Além de tudo não conhecem Itajaí”, concluiu.  


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS