quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/04/2012 | 14:34

Volvo Ocean Race: Puma vira líder da etapa, mas faz match race com Groupama até Itajaí

Após mais de 5.604 milhas náuticas velejadas (10.300 quilômetros), o duelo entre Puma e Groupama na parte final da perna entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí (Brasil) da Volvo Ocean Race pode ser classificado como match race. Com diferença entre eles de seis milhas (11 quilômetros), ainda é impossível afirmar quem será o primeiro a chegar ao litoral catarinense. A previsão de chegada em Itajaí, único porto da América Latina desta edição, é sábado (7). A Vila da Regata catarinense, que será o coração da Volvo Ocean Race durante 19 dias, será aberta na quarta-feira (4 de abril).

A disputa barco contra barco pela ponta é travada na costa argentina. As palavras do comandante do Puma, Ken Red, mostram a intensidade do duelo: "A regata será decidida nos últimos 250 quilômetros". Os norte-americanos tomaram a liderança neste domingo (1) e devem chegar até o fim da semana em Itajaí, após 21 dias de aventuras por mares gelados e perigosos, incluindo a travessia pelo Cabo Horn.

"Atravessamos o Oceano Austral com várias tempestades. Não poderíamos imaginar que, depois disso, ainda teríamos uma corrida apertada com diferença de até 200 metros em alguns pontos. Se falássemos isso quando a perna começou, pareceríamos loucos", acrescenta Ken Red, comandante do veleiro norte-americano. "Esse duelo é ótimo para a vela e para os fãs, mas terrível para a minha úlcera".

Ataques e fugas são preparadas a todo momento, já que o vencedor somará importantes 30 pontos para a tabela. "Queremos os pontos para que possamos ter a chance de roubar a liderança do Telefónica", conta Damian Foxall, timoneiro do Groupama.

Por sinal, o Telefónica, terceiro colocado, já passou pelo temido Cabo Horn, depois de fazer reparos no barco no último sábado (31). A chance de encostar nos líderes e vencer a perna, no entanto, é quase nula pela distância superior a 250 milhas náuticas. "Os ponteiros estão ainda muito longe. Os últimos também (Camper e Abu Dhabi). O terceiro lugar parece mais realista, mas tudo pode acontecer. Temos que continuar correndo duro e cortando as milhas", relata Íker Martínez, que conta com o brasileiro Joca Signorini como tripulante no veleiro espanhol.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS