sexta, 29 de março de 2024
Geral
05/03/2012 | 10:17

Balneário Camboriú recebe mais 42 Guarda Municipais

A manhã de sexta-feira (2), o setor da segurança pública de Balneário Camboriú foi marcado com a solenidade de formatura da segunda turma da Guarda Municipal. Durante o evento, que ocorreu no 12° Batalhão de Polícia Militar, o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, falou em sua satisfação em ver o setor da segurança atuando unido. “Esta harmonia nos trabalhos realizados em conjunto traz bons resultados para o município, e quem ganha é a nossa comunidade”, disse.

O prefeito lembrou que mesmo não sendo obrigação, o município vem investindo significativamente no setor da segurança, por isso, ele acredita que a chegada dos novos 42 guardas municipais, que somará aos 56 guardas já atuantes nas ruas da cidade, irá inibir ainda mais a criminalidade. “Desconheço uma cidade, a nível de Brasil, que tenha investido tanto em segurança como vêm sendo feito em Balneário Camboriú”, ressaltou.

O secretário de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, Nilson Prbst, também destacou a parceria que ocorre entre a Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Judiciário, frisando que isto já vem servindo de exemplo para outros municípios. “Está bem claro que à coragem e vontade política do prefeito, em investir em segurança pública, a fim de atender as necessidades da comunidade faz toda a diferença e esta união e parceria é um reflexo disso”, avaliou.

Segundo o diretor da GM, Adélcio Bernardino, os 42 novos guardas iniciam suas atividades no dia 13 de março. “Com este reforço conseguiremos contemplar alguns bairros que até então estava carente da presença da Guarda Municipal”, ressaltou.   

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Renato José Thiesen, agradeceu a confiança e responsabilidade de formar a segunda turma da Guarda Municipal, enfatizando que a PM é parceira, já que o que importa não é a cor da farda, mas sim o fato da comunidade estar segura. “Trabalhamos todos com o mesmo objetivo, que é combater a criminalidade”, salientou.

 Durante o evento foram homenageados o comandante da 3ª RPM, o comandante do12º BPM, coronel José Lúcio Pires, o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, o coordenador operacional da Guarda Municipal, Valter Miranda, os professores do curso e o aluno destaque da segunda turma da GM pelo primeiro lugar na turma, Tiago Saldanha Bischoff.
 

Curso de formação
O curso de formação para a segunda turma da GM iniciou no dia 3 de outubro de 2011, com a grade curricular definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o qual abordou matérias como as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, defesa pessoal e emprego de equipamentos, o uso de revólver e pistola, ministrados por professores de renomes e qualificações reconhecidas.

A Guarda Municipal, que atua 24 horas por dia nos principais espaços públicos do município, teve inicio nas ruas da cidade em 3 maio de 2011, sendo que até o dia 27 de fevereiro de 2012 registrou 2.473 atendimentos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS