quinta, 28 de março de 2024
Geral
17/02/2012 | 10:45

Cuidar da coluna é essencial também durante o Carnaval

A maior festa popular do Brasil chegou. E os cuidados com a coluna não devem ser deixados de lado. Para quem já tem algum problema como: hérnia de disco; lombalgia; cervicalgia; dor nas costas; dor lombar; dor ciática; lordose; escoliose; degeneração discal, osteoporose ou outros, devem tomar precauções para não agravar o problema. A recomendação serve também para aqueles que nunca tiveram nenhum problema com a coluna.

E para aproveitar os dias da "Folia de Momo", vale seguir algumas dicas, sugeridas pelo fisioterapeuta, Dr. Leonardo Stahelin Eicke (Crefito 112.234-F), da Clínica Eicke Saúde/ITC Vertebral, de Florianópolis/SC. A dica fundamental que os foliões devem seguir é fazer um bom alongamento antes de sair para a avenida ou para o clube. "O alongamento prepara o corpo para uma atividade física, proporciona o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma articulação e relaxa o músculo. Além de prevenir lesões, proporcionar elasticidade e agilidade, por isso é importante alongar antes de qualquer atividade física, como pular o carnaval", explica.  

Dr. Leonardo, que é membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), recomenda que o ideal seja alongar regularmente, respeitando os seus limites. "Você pode alongar em qualquer horário ou lugar em que você estiver sempre com movimentos curtos. Incorpore em sua vida. Quando você sentir uma tensão muscular, relaxe um pouco, para voltar a alongar. Esse tempo pode ser de meio minuto, ou um pouco mais, se você desejar", conclui.

Outras sugestões do fisioterapeuta para não lesionar a coluna, durante o Carnaval são:

 * Evitar ou diminuir o uso do salto alto, para não comprometer a coluna;
* Especialmente aqueles que já sofrem de algum problema na coluna, devem procurar algum local para sentar e relaxar a coluna;
* Atenção especial ao peso da fantasia, para não promover lesões na coluna;
* Se for beber, tome cuidado. O álcool relaxa a nossa musculatura e acabamos não percebendo que a coluna já está no seu limite;
* Prefira se hidratar com água durante toda a festa, usar roupas e sapatos confortáveis;
* Se houver alguma dúvida, consulte o Guia de Postura: http://www.herniadedisco.com.br; que lá é possível encontrar dicas preciosas inclusive para quem vai pegar a estrada nos dias do feriadão.  

Vale destacar, que a Clínica Eicke Saúde/ITC Vertebral, é pioneira em Santa Catarina a oferecer o método de tratamento, conhecido como R.M.A. - Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral. É um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de Fisioterapia Manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica. Estabilização Vertebral e Exercícios de Musculação. Ele visa melhorar o grau de mobilidade músculo - articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios, fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro. Todas as técnicas do programa têm evidências cientifica. O objetivo é promover a descompressão das estruturas intervertebrais da coluna, bem como o fortalecimento específico dos músculos que dão sustentação e estabilização vertebral.

(texto: Louisiana Waleska Day - Clínica Eicke Saúde/ITC Vertebral)


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS