sábado, 20 de abril de 2024
Geral
16/02/2012 | 16:11

Navegay, o maior bloco de sujos do sul do país, acontece na segunda-feira

A tarde de segunda-feira (20) promete ser de muita alegria e irreverência no município de Navegantes. Com saída em frente à praça do ferry-boat em direção à praia, a partir das 15h, entra na avenida o maior bloco de sujos do Sul do país, o Navegay. A festa vai ser embalada por trios elétricos, que terão bandas e DJs para animar a galera.

História
O Navegay iniciou em 1978, com um grupo de oito integrantes da família Souza, do bairro São Domingos. A turma queria se divertir na segunda-feira de carnaval, e resolveram se fantasiar de mulher e sair pelas ruas da cidade. Segundo Osair Souza, o primeiro nome do bloco foi “Banho da Dorotéia”, pois o grupo já fantasiado saiu em cima do caminhão de Norival Souza, com destino à praia central do município. Ele explica que no ano seguinte, o Grupo que já ganhava alguns simpatizantes, era chamado apenas de “Bloco da Dorotéia”.

Foi no ano de 1980, ano em que a escola de Samba Unidos de São Domingos foi fundada, que o “Bloco da Dorotéia” ganhou mais força, quando muitos componentes da agremiação resolveram sair também no bloco de sujos. Nesta época, o nome do bloco havia se transformado em “Naveguei”, no sentido de navegar, pois o grupo, que já envolvia componentes de todo o município, passou a atravessar o Ferry Boat e desfilar pelas ruas de Itajaí.

Com o passar dos anos, as mulheres começaram a participar também e o bloco ficou conhecido como “Navegay”, devido às fantasias de sexo oposto que os integrantes usavam.

A cada ano, mais pessoas começaram a participar do bloco, que passou a desfilar somente em Navegantes. 34 anos mais tarde, aquele que era um pequeno grupo de família, se transformou no maior bloco de sujos de toda a região, atraindo turistas do país inteiro. “É uma brincadeira super sadia, que reúne várias gerações de famílias, pois é muito comum encontrarmos na avenida avô, pai e filhos participando da festa”, comenta Osair. Ele finaliza dizendo que a família Souza sente uma emoção muito grande quando vai para as ruas acompanhar o Navegay, que como ele mesmo diz, “nós vimos nascer”.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS