quinta, 28 de março de 2024
Geral
02/02/2012 | 16:34

Santa Catarina e a BMW

Quando o governador Raimundo Colombo resolveu buscar a BMW para a instalação de sua fábrica brasileira em Santa Catarina, ele sabia que estávamos entrando em uma disputa – ainda em curso, mesmo que em seus decisivos rounds – entre gigantes. Tínhamos uma razão muito especial para escolher a BMW. A empresa leva, para onde ela for, o que há de mais fino na alta tecnologia e em inovação. E Santa Catarina, decididos que estávamos em nos elevar ao estado máximo de inovação, não poderia perder essa oportunidade.
Os requisitos exigidos para fazer parte da lista de opções é quase um caderno de encargos de, por exemplo, uma Copa do Mundo. A decisão da empresa leva em consideração questões como: mão de obra qualificada, qualidade de vida e moradia para os funcionários, infraestrutura da cidade-polo – hotel, restaurante, shopping centers, escolas, mobilidade, sistema de saúde, sistema de transporte coletivo, prestadores de serviços em geral, entre outros tantos. E uma rigorosa observância à sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Depois, a escolha do terreno para instalação da fábrica é uma decisão unilateral da empresa, não cabendo ao governo prospectante qualquer tipo de ingerência. No nosso caso, apresentamos uma dezena de terrenos que atendiam às primeiras exigências da empresa em municípios como Imbituba, Palhoça, Biguaçu, Itajaí, Navegantes, Joinville, Garuva, Barra Velha e Araquari.
Enfrentamos a concorrência fiscal de outros Estados com instrumentos absolutamente legais, dentro dos limites e condições que são apresentadas a qualquer outra empresa nesse tipo de operação. Estamos empenhados – eu particularmente apegado a meu Santo Expedito – e esperançosos quanto à possibilidade de sermos os escolhidos pela BMW. E se isso acontecer, a vitória terá sido do povo catarinense, do espírito empreendedor do povo catarinense, que construiu esse Estado com muita luta, muito esforço e muito carinho. Com certeza, nosso mais saudável bairrismo terá sido decisivo.
Os benefícios advindos com a instalação de uma fábrica da BMW em nossa Santa Catarina unem, hoje, todas as regiões do Estado; todo o setor produtivo; todos os partidos políticos. Porque transcendem os milhares de empregos diretos, os ganhos imediatos da região escolhida. Estaremos abrindo a fronteira do conhecimento e da inovação que movem a economia mundial. E, com isso, colocando nosso Estado no radar de investimento das maiores empresas globais, com ganhos para todas as nossas regiões.
À espera da decisão da empresa – que ainda depende de acertos pelo governo federal no regime automotivo –, é hora de transformar Santa Catarina em uma só e imensa torcida. Nós escolhemos a BMW. Se formos escolhidos por ela, a vitória será de todos.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS