quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/01/2012 | 15:36

Itajaí inicia semana de prevenção a hanseaníase na segunda-feira

 

O dia29 de janeiro é marcado como o Dia Mundial de Luta contra a hanseníase. Para celebrar a data, na semana de 30 de janeiro a 03 de fevereiro, todas as Unidades de Saúde de Itajaí receberão material informativo para que o assunto seja abordado com a população atendida. “Além de orientar os pacientes, estamos programando uma busca de casos suspeitos de hanseníase que será feita pelas profissionais da enfermagem e também da Estratégia Saúde da Família”, informa a Enfermeira da Gerência de Agravos Crônicos, Juliana Fernandes de Oliveira.

Os casos suspeitos deverão ser encaminhados para o Programa de Hanseníase para confirmação diagnóstica e respectivo tratamento.

 

100% de cura no município

No 59° ano de comemoração da luta pelo controle da hanseníase, uma das doenças mais antigas na história da medicina, o município de Itajaí apresenta taxas significativas de eliminação deste agravo. Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 10 anos Itajaí vem apresentando incidência de hanseníase inferior a um caso para 10.000 habitantes.

“Além disto, desde 2008, registramos 100% de cura de todos os casos novos”, explica a enfermeira. Os dados ainda apontam que, de 2005 a 2011, o maior número de casos foi registrado nas comunidades do Jardim Esperança, Imaruí e São Vicente.

 

Doeça e tratamento

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Bacilo de Hansen, ou Mycobacterium Leprae, o qual atinge a pele e terminações nervosas dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz, possuindo grande potencial para provocar incapacidades físicas e deformidades.

Os sinais mais comuns da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo, que podem ser lisas ou elevadas; caroços avermelhados ou acastanhados; áreas da pele, mesmo sem manchas, que não coçam, mas formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque. Estes sinais podem se localizar em qualquer parte do corpo, mas ocorrem, com maior frequência, na face, orelhas, costas, braços, nádegas e pernas.

A hanseníase apresenta longo período de incubação, em média, de dois a sete anos e a principal via de eliminação dos bacilos é através da tosse e espirro, sendo interrompida logo no início do tratamento. O tratamento é ambulatorial, podendo durar de seis a 12 meses, se seguido corretamente.

“Logo no início do tratamento a transmissão da doença é interrompida e, se realizado de forma completa e correta, garante a cura total da doença”, informa o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Correa. “Também fazem parte do tratamento da hanseníase os exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas, além de orientações da equipe de saúde”, acrescenta.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pelo Programa de Hanseníase, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 horas, no CEREDI, localizado na Rua Samuel Heusi, nº 120, Centro. Os telefones para contato são 3908-5726 e 3908-5647.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS