sexta, 29 de março de 2024
Geral
24/01/2012 | 08:52

ULTRAMARATONA BR-135 - Rafael Zobaran venceu em sua categoria, completando 217km em 32 horas

 

O ultramaratonista Rafael Zobaran, que participou neste fim de semana da BR-135, considerada a ultramaratona mais difícil do país, obteve o melhor resultado já registrado por um estreante na prova. Aos 40 anos, Rafael completou o percurso de 217 quilômetros em 32 horas, superando com folga o melhor tempo de todos os atletas que, historicamente, já participaram da competição na categoria Estreante Solo. Na categoria Geral Solo, na qual estavam inscritos mais de 130 corredores, Rafael ficou em 9º lugar mesmo sem experiência no percurso, que conta com 9.400 metros de desnível acumulado.

     “Só o fato de ser aceito para participar desta ultramaratona, que integra o calendário internacional e atrai corredores de todo o mundo, já foi uma vitória, pois mais de 400 atletas não tiveram seus currículos aprovados e não conseguiram se inscrever. Minha meta mais otimista era completar a prova em até 36 horas por isso não consegui conter a emoção com o resultado. Superei não apenas corredores com um condicionamento excelente mas também meus próprios índices, o que me dá ainda mais fôlego e entusiasmo para enfrentar os desafios que tracei para este ano, e que incluem minha primeira ultramaratona no exterior”, anuncia Rafael.

     O status de “prova mais difícil do gênero” não é à toa. À noite é necessário usar lanterna na cabeça e na mão, pois as trilhas não contam com iluminação. Além dos aclives e declives, o trajeto dificulta o acesso das equipes de apoio, que em alguns trechos ficam a 30 quilômetros de distância dos atletas. “As subidas parecem intermináveis, de uma dificuldade extrema. Tanto que na madrugada de sábado, pelas 2h30min, depois de umas 16 horas de prova, fui obrigado a parar por uma hora, porque o meu corpo começou a tremer”, lembra. Em uma ultramaratona como essa, o papel da mente é essencial, então mentalizei com muita convicção que eu iria ignorar as dores do corpo e concluir o percurso”, explica Rafael, que desde o ano passado compartilha essa determinação com estudantes e executivos de todo o país, em sua palestra “Ultramaratona, Uma Lição de Vida”.

     Com 135 milhas, que correspondem a 217 quilômetros, a BR-135 segue o famoso Caminho da Fé, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Destinado aos peregrinos, o percurso contorna várias cidades mineiras, sempre abraçando igrejas centenárias. “Apesar de toda a beleza, foi a prova mais extrema da minha vida”, confessa o atleta, que tem como treinador o experiente Vanderlei Carlos Severiano, o Branca, e que contou em sua equipe com o providencial apoio de Telma Salles e Ricardo Gatto durante todo o período. Para Rafael, alargada foi na sexta-feira, dia 20, às 8h, em São João da Boa Vista, em São Paulo, e a chegada às 16h48min de sábado, dia 21, em Paraisópolis, em Minas Gerais.

 

PRÓXIMOS DESAFIOS:

     Além da BR-135, o ano promete grandes desafios para o superatleta, que incluiu em seu calendário de 2012 o UltraDesafio 50 Milhas, em Campinas, a Travessia Bertioga Maresias, no litoral paulista, a Ultramaratona dos Anjos, em Minas Gerais, e a concorrida Spartathlon, uma prova na Grécia com 248 km de percurso. Nada mal para quem começou a correr há oito anos em condições completamente desfavoráveis a qualquer vitória.

     Naquela época, o gerente de Marketing e TI pouco sabia de sprints e limiar aeróbio. Mas ainda assim vislumbrou a corrida como um antídoto para os danos físicos e mentais acumulados pelo diagnóstico de um câncer na juventude. Começou então a caminhar, a correr devagar, e quando viu já estava participando de provas de rua. As mudanças bruscas e a revolução que o esporte impôs a seu corpo, mente e espírito passaram a render ao atleta mais do que medalhas e troféus. Ao “organizar” sua experiência, Rafael conseguiu transformar a própria trajetória em tema de palestra.

     A grande repercussão entre o público levou o atleta a apresentar a palestra “Ultramaratona: Uma Lição de Vida” em várias capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A corrida e os treinamentos, no entanto, são meros coadjuvantes nesta abordagem, onde Rafael prioriza lições de motivação e superação que vêm comovendo vestibulandos, executivos e, claro, corredores. “As pessoas, de modo geral, fazem de tudo para evitar a dor e o sofrimento, seja ele físico ou mental. Para mim, não é assim. Meu prazer é justamente enfrentá-los, concentrado na minha capacidade de vencê-los”, ensina o atleta, patrocinado pela empresa de promoção da saúde TopMed.

     “A TopMed assumiu uma enorme responsabilidade quando entrou no mercado da saúde disposta a quebrar paradigmas e desenvolver um trabalho inovador, com foco na prevenção de doenças. Por isso, mais do que me sentir orgulhoso por ter o suporte de uma empresa que acredita na qualidade de vida como mola propulsora para uma longevidade saudável, me sinto responsável em propagar os valores e conceitos do meu patrocinador, para que mais e mais pessoas passem a adquirir bons hábitos de vida”, conclui Rafael, que treina seis dias por semana e complementa a corrida com sessões de spinning e musculação.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS