quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/01/2012 | 09:27

Festival Estadual de Terno de Reis tem apresentações gratuitas na sexta e sábado

O 7º Festival Estadual de Terno de Reis, promovido pelo grupo folclórico Cantores da Paz e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, tem mais duas apresentações gratuitas agendadas para esta semana. Na sexta-feira (06), o evento irá ocorrer na Paróquia São Cristovão, no Bairro Cordeiros, às 20h. Já no sábado (07), será no Teatro Municipal de Itajaí, também às 20 horas. Esta quarta apresentação marcará o encerramento da sétima edição do Festival de Terno de Reis.

O evento que contempla resgate e preservação cultural teve recurso captado pela empresa Seara Alimentos e foi dividido em quatro apresentações. As duas primeiras ocorreram no dia 05 de dezembro de 2011, na Capela Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Cidade Nova e no dia 19 do mesmo mês no Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, no Bairro Itaipava.

O Terno de Reis, ou Folia de Reis, é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal. O folclore é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos, que seguem uma estrela no dia do nascimento do Menino Jesus, 25 de dezembro, levando presentes ao Recém-Nascido. Chegam a Belém no dia 06 de janeiro, data celebrada como o Dia de Reis.

O Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS