sexta, 29 de março de 2024
Geral
21/12/2011 | 09:26

Obras irão conter área de risco no Parque da Atalaia

Taludes irão evitar o desmoronamento do morro

 

A Famai iniciou em setembro a recuperação da encosta do Parque da Atalaia. A Unidade de Conservação já havia apresentado deslizamentos e ameaçava desmoronar colocando em risco a população no principal acesso às praias da cidade.

 

Dos 11 taludes que serão construídos para evitar o escorregamento de terra, 07 já estão concluídos. Hoje a encosta do parque possuiu uma inclinação de 90 graus. Com a construção dos taludes a inclinação irá diminuir para 45 graus o que aliado ao sistema de drenagem vai garantir maior sustentação da terra.

 

Para a construção dos taludes é necessária a remoção de barro e com ele a vegetação. “A obra causa um impacto visual negativo, mas não há como fazer a contenção do morro de outra maneira. Mas, o morro não ficará desta forma. Toda esta área será recuperada com o plantio de espécies nativas” afirma o Gerente de Análises e Projetos da FATMA, Rodrigo Gaspar.

 

Para a recuperação do morro, os taludes receberão uma biomanta de fibra de coco. A biomanta vegetal tem a função de proteger as superfícies expostas dos taludes evitando a erosão superficial, e favorecendo a germinação das sementes que serão plantadas para a recuperação do local.

 

A recuperação vegetal prevê o plantio de espécies nativas e a retirada de 28 mil metros cúbicos de entulho. O projeto ainda contempla a restauração externa do Centro de Educação Ambiental que neste período de interdição sofreu vandalismo, a construção de uma cisterna para aproveitamento da água que saíra dos taludes, e melhorias no parque.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS