sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/12/2011 | 14:40

Semasa garante abastecimento de água durante o Verão

Ampliação da ETA São Roque deve duplicar a capacidade de tratamento

 

O Semasa iniciou nesta terça-feira, dia 20, as operações do novo módulo hidráulico da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro São Roque. Com a conclusão desta obra, a capacidade de tratamento de água em Itajaí será duplicada, saltando de 600 para 1.200 litros de água por segundo. A implantação do novo módulo hidráulico ainda está em fase de ajustes operacionais, contudo, o trabalho não irá interferir na produção de água neste verão.

Entre as mudanças na estação de tratamento, estão os novos equipamentos. Após as obras, a ETA São Roque, que antes operava com três conjuntos de decantadores e floculadores, passará a trabalhar com mais quatro. Os filtros, que antes eram oito, passam a ser 14. Esta é a maior ampliação no local desde a inauguração em 1978.

A partir de 2009, quando iniciaram as obras, algumas etapas já foram entregues. Em 2010, os novos reservatórios do Morro da Cruz e de Arapongas, além das adutoras de água tratada, já entraram em funcionamento para auxiliar na oferta de água tratada naquele verão. Neste ano, além do novo módulo hidráulico, novas adutoras de água bruta também entraram em operação. Os investimentos na ampliação e na modernização do sistema de abastecimento de Itajaí são de aproximadamente R$ 30 milhões, entre recursos próprios e financiamentos do Governo Federal.

 

Operação Verão

 

De acordo com técnicos do Semasa, a previsão para este verão é de que as cidades de Itajaí e Navegantes consumam, em média, entre 850 e 900 litros de água por segundo, principalmente nos horários de pico (entre 10h e 14h, 18h e 22h).

Para amenizar os problemas com o abastecimento nas localidades de morros e

regiões mais altas, onde é registrada baixa pressão, o Semasa está implantando novos boosters (bombas de alta pressão). No Morro do Bem-te-vi (bairro Fazenda), o equipamento já está funcionamento, e até a primeira quinzena de janeiro outras bombas serão instaladas na Praia Brava, nas ruas Suécia e Braulio Werner.

No bairro Santa Regina, onde o Semasa está implantando uma nova adutora, a conclusão do serviço depende do término do processo licitatório que se encontra em fase de recurso. A única obra pendente para aumentar a oferta  de água na localidade é a da travessia de uma tubulação pelo método não destrutivo na rodovia BR 101.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS