sexta, 29 de março de 2024
Geral
19/12/2011 | 08:09

Unidades do SENAI Móvel percorrerão SC para formar profissionais para a construção civil

 

O Sistema FIESC inaugurou, nesta sexta-feira, dia 16, quatro unidades do Programa SENAI Móvel, para o setor da construção civil. As unidades percorrerão os municípios catarinenses para fornecer cursos na área da construção civil, atendendo as comunidades em parceria com prefeituras, sindicatos ou empresas.

"O setor de construção civil vem crescendo muito em SC e já representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB), com mais de 95 mil funcionários", salienta o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte. "O esforço é para aperfeiçoar os trabalhadores do setor, que está utilizando equipamentos mais sofisticados e precisa contar com trabalhadores qualificados", destaca.

O presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção da FIESC, Nivaldo Pinheiro, observa que a formação de profissionais é uma das grandes reinvindicações do setor. "A construção civil tem sido uma das atividades empresariais que mais tem crescido em nosso estado e no Brasil, e por conta disso existe uma grande necessidade de profissionais, especialmente os mais qualificados. Essas unidades com certeza vão atender essa demanda".

O diretor regional do SENAI de Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, lembra que o Programa é resultado de investimento de R$ 3,5 milhões, feito em parceria com o Departamento Nacional da instituição, e que contempla a implantação de outras quatro unidades fixas. "A ideia é atender as localidades menores, onde não existem unidades fixas. Com esse que é o grande programa do atendimento da construção civil, há possibilidade de ampliar para mais sete mil vagas de treinamento por ano".

As unidades móveis oferecerão cursos de qualificação e aperfeiçoamento de pedreiros, pintores, instaladores hidráulicos, eletricistas, carpinteiros de forma, armadores de ferragem, assentadores de cerâmica, projetistas e mestre de obras (gestores). Para atender cada curso, as unidades são transformadas em laboratórios diferentes.

Cada unidade tem capacidade para atender 24 alunos. O atendimento será feito a partir de convênios com empresas, sindicatos ou prefeituras. A estimativa é que cada unidade permaneça de três a quatro meses em cada localidade e preste mais de 160 horas mensais de treinamentos. Elas poderão ser instaladas em ambientes públicos ou nos canteiros de obras.

Sobre o setor

Em 2011, até setembro, a indústria da Construção Civil catarinense contratou mais 12.719 trabalhadores, representando um acréscimo de 15,49% no contingente de mão de obra do início de janeiro ao final de setembro. Sua contribuição na geração de emprego total do estado nesse período de comparação foi de 16%. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego/Caged. O setor da construção civil em Santa Catarina emprega 94.527 trabalhadores em seus 10.383 estabelecimentos. A participação no PIB estadual é de 5,2% (dados de 2009, último divulgado pelo IBGE).



JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS