quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/12/2011 | 16:16

Anuário de Itajaí 2011 será lançado nesta quinta-feira

Para comemorar os 35 anos da Fundação Genésio Miranda Lins (FGML), nesta quinta-feira (15), será lançado o Anuário de Itajaí 2011. Em aproximadamente 150 páginas, o exemplar deste ano traz 12 pesquisas inéditas relacionadas à história do município e região. Fotografias, poesias, relatos e notícias históricas ainda compõem a publicação. O evento de lançamento acontece às 19h30, no Museu Histórico de Itajaí, na Rua Hercílio Luz, nº 681.


De acordo com Vera Estork, Diretora do Centro de Documentação e Memória Histórica (Arquivo Público), o Anuário de Itajaí serve como referência para pesquisas históricas. “O primeiro exemplar foi lançado em 1924, e desde então, esta publicação apresenta e registra importantes questões sobre a cidade e região”. Os autores dos textos, antes de terem seus materiais publicados, participaram de edital e tiveram seus trabalhos submetidos à avaliação. Os Anuários de Itajaí estão disponíveis para pesquisa na FGML e em breve o Anuário 2011 estará à venda.

 

Confira os textos selecionados para compor o Anuário de Itajaí de 2011:


- Uma visão sobre Museu, Educação Patrimonial e Ação Educativa: Educação Patrimonial X Ação Educativa no Museu Histórico de Itajaí, de Tatiane de Amorim.


- Associação Luso Açoriana de Itajaí – ALAI, de Simone dos Santos.


- Notícia Histórica: Paulo Ricardo Pereira. Entrevista concedida a Silveira Jr. Jornal O SOL Itajaí e B. Camboriú, em 20/11/1971 - Cedida por Luciana Ferreira.


- Meio ambiente em Itajaí: uma discussão a partir dos anuários do município de 1998 e 1999, de Caio Floriano dos Santos; Rosemeri Carvalho Marenzi; Cairo Murillo de Souza.


- Um olhar sobre as Políticas Públicas em cultura: Criação e Discursos de Museus na Cidade de Itajaí, de Marco Antonio Figueiredo Ballester Junior; Maurício da Silva Selau.


- Itajaí: história e historiografia, de Edison d´Ávila.


- Enchentes na região do Vale do Itajaí e no Município de Itajaí: primeiros relatos e as grandes enchentes, de Caio Floriano dos Santos; Maria Paula Casagrande Marimon; Carmem Susana Tornquist.


- Depoimento – Educadoras Patrimoniais do Projeto Compartilhando a História, de Cristina Pinzegher Silveira; Maria Tereza farias Lira.


- Bairro São Vicente, de Professor Flávio André da Silva.


- As gravuras de Guilherme de Faria descobertas na Coleção do Poeta Marcos Konder Reis através da Conservação Preventiva, de Angela Luciane Peyerl.


- Notícia Histórica: A história foi assim, de João Kleis.


- Poesia: Cristiano Moreira e Daniel Rosa dos Santos.

 

Para maiores informações, acesse: www.fgml.itajai.sc.gov.br


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS