sábado, 20 de abril de 2024
Geral
13/12/2011 | 08:16

Centro de Educação Infantil atende crianças no período noturno

Quando o dia está acabando e as escolas e creches começam a encerrar seu expediente, o Centro de Educação Infantil Ver. Heluiz Gonzaga se prepara para atender mais uma turminha de 14 crianças. A unidade é a única da Rede Municipal de Ensino com expediente no período noturno.

 

A sala do noturno funciona das 17h30 às 23h30, hoje denominado “Grupo Coruja”. Os alunos possuem idades entre zero e cinco anos. Para ficar com essa turminha, a creche conta com uma equipe formada por uma professora, uma agente em atividade de educação, uma merendeira, uma zeladora e um vigia. De acordo com as professoras, o trabalho igualmente como nos outros períodos, ocorre com muito amor, sempre pensando no melhor para essas crianças que estão na escola quando a maioria já está em casa com seus familiares.

 

Para os alunos da noite, as atividades pedagógicas precisam ser mais específicas, sem alterar o relógio biológico dos pequenos. O aprendizado está ligado a atividades lúdicas, que envolvem brincadeiras e músicas, mas de modo a não agitar muito as crianças, que precisam ser preparadas para o sono. Sessões de cinema com filminho e pipoca, jogos, contação de histórias, pintura e desenhos envolvendo a arte são algumas ações praticadas neste período.

 

Os pequenos recebem duas refeições. A janta é servida até às 19 horas e mais tarde outro lanche é oferecido, sendo ele mamadeira para os pequenos e pudim, bolacha com leite ou suco para os maiores. Todos recebem troca de fraldas e se houver necessidade, tomam banho.

 

Para fazer parte desta turma, os pais precisam comprovar que trabalham à noite e a criança só pode estar matriculada em um período durante o dia. Conforme a coordenadora do CEI, hoje, as crianças atendidas fazem parte de famílias que trabalham em locais como supermercados, auto-escola e hotel.

 

O Centro de Educação Infantil Ver. Heluiz Gonzaga atende nos três períodos do dia a um total de 178 alunos. A unidade fica na Rua José Eugenio Müller, nº 130, na Vila Operária.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS