sábado, 20 de abril de 2024
Geral
09/12/2011 | 08:28

Saúde contabiliza mais de 100 mil procedimentos em odontologia neste ano

 

A Gerência de Ações Odontológicas da Secretaria Municipal de Saúde contabilizou, de janeiro a novembro deste ano, a realização de 108.528 procedimentos, apenas nas Unidades de Saúde. Uma média de 9.866 atendimentos/mês. Os serviços prestados pela atenção básica englobam raspagem de tártaro, aplicação de flúor, extração e restauração.

 

A rede possui um total de 47 profissionais atuando em 24 unidades de saúde, além do Presídio e do Odontomóvel. O atendimento em odontologia ocorre no período matutino e vespertino, sendo que nas Policlínicas da Fazenda e do Jardim Esperança também é oferecido atendimento noturno.

 

Oito unidades de saúde (Imaruí, Cordeiros, Costa Cavalcanti, Cidade Nova, Jardim Esperança, Votorantim, Praia Brava e Itaipava) possuem o raio-x odontológico. Estes equipamentos são utilizados pelos profissionais como exame complementar para auxiliar no diagnóstico, quando necessário.

 

Os pacientes que necessitam dos serviços de odontologia oferecidos pela Rede Municipal de Saúde, devem se dirigir até a unidade mais próxima de sua residência. Nos casos onde há necessidade de tratamento especializado, os profissionais da atenção básica encaminham o paciente para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.

 

Neste Centro, de janeiro a novembro deste ano, foram atendidos, em média, 1600 procedimentos/mês em seis especialidades: pacientes com necessidades especiais, cirurgia bucomaxilofacial, radiografias bucais para diagnóstico, odontopediatria, periodontia (tratamento de doenças gengivais) e endodontia (tratamento de canal).

 

Os serviços de odondologia da Rede Municipal de Saúde não param por aí. O plantão odontológico no P.A do São Vicente recebe, em média 580 pacientes/mês. Os casos são, em sua maioria, ligados a hemorragias, dor excessiva, abcessos e inflamações na gengiva. O atendimento ocorre diariamente, das 16h às 22h, e aos finais de semana e feriados, das 14h às 22h.

 

No Programa Bebê Sorridente, uma Técnica em Higiene Dental orienta as parturientes do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen sobre saúde bucal (da mãe e do bebê). São distribuídos kit’s de higiene bucal, folder educativo, escova e creme dentais. De janeiro a novembro, foram atendidas 1945 mamães com seus bebês, uma média de 176 por mês.

 

“Concluir 2011 com estes números, que são mais que números, são pessoas satisfeitas e bem atendidas pela nossa gama de profissionais que atendem os pacientes adequadamente, ofertando os mais variados serviços, deve ser motivo de orgulho”, declara o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Liberato.

 

“E ainda oferecemos mais, temos o odontomóvel que percorre as comunidades rurais e participa de ações sociais e temos, também, o atendimento odontológico hospitalar no Hospital Pequeno Anjo prestado aos pacientes infantis com necessidades especiais. Além disso, há a atuação permanente de um profissional nos Centros de Educação Infantil para atuar com a prevenção em saúde bucal de nossas crianças”, conclui o Secretário.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS